Tijolos e Pedras

Introdução

A torre de Babel foi construída com tijolos.

O templo de Deus, construído pelo rei Salomão, era feito de pedra.

Qual é a diferença entre tijolos e pedras?

Os tijolos são feitos pelo homem e produzidos em massa. Eles são todos do mesmo tamanho e formato e geralmente da mesma cor. Todo tijolo é exatamente como qualquer outro.

Pedras são feitas por Deus. Eles são todos de diferentes formas e tamanhos. Alguns são grandes e outros são pequenos e têm muitas cores diferentes. Não há duas pedras iguais.

Feito por Deus ou feito pelo homem?

Tudo o que Deus faz é único.

O mundo tem muitas espécies diferentes de árvores, mas até mesmo árvores da mesma espécie são muito diferentes umas das outras. Cada um tem uma forma e tamanho diferentes. Os animais têm muitas espécies diferentes, mas não existem dois animais de qualquer espécie iguais. Todo cachorro, cavalo e vaca são únicos. Até me disseram que todo floco de neve, quando visto ao microscópio, é diferente um do outro. Temos quase 8 bilhões de pessoas neste planeta, mas, surpreendentemente, somos todos diferentes!

Deus é um Deus de infinita imaginação, variedade e criatividade.

O homem, agora no século 21, produz quase tudo pela produção em massa. Os artigos feitos dessa maneira são idênticos. Os carros da mesma marca podem ter cores diferentes, mas, caso contrário, a única diferença visível é a chapa de matrícula. Meu computador ou smartphone pode ser idêntico ao seu. Quase todas as lojas contêm muitos objetos idênticos.

A torre de Babel e o templo de Deus

O nome Babel (בָּבֶל) vem de uma palavra hebraica que significa confusão. Mais tarde na Bíblia, encontramos o nome grego Babilônia (Βαβυλων).

Qual é o significado espiritual da Torre de Babel? Foi a tentativa do homem de alcançar Deus por seus próprios esforços. Você pode ler a história completa em Gênesis 11: 1-9. Tudo foi baseado nos planos e idéias do homem, sem instruções de Deus e sem orientação do Espírito Santo.

Quando Noé construiu a arca, Deus deu-lhe instruções completas para suas dimensões exatas e os materiais que ele deveria usar para construí-la. Quando Moisés construiu o tabernáculo, foi o mesmo; Deus deu-lhe instruções completas para todos os detalhes. A Torre de Babel foi inteiramente baseada no planejamento humano. Nenhuma instrução veio de Deus.

A maioria dos comentaristas da Bíblia vê Babel-Babilônia como uma imagem da igreja artificial falsa. Alguns vêem a Babilônia particularmente como a Igreja Católica Romana. Outros vêem a Babilônia como muito mais ampla e incluindo todas as religiões falsas. (Escrevi um artigo separado em Babilônia ou Babylon.)

O templo do Antigo Testamento era muito diferente da torre de Babel. Como o Tabernáculo de Moisés, foi construído de acordo com o mandamento de Deus. Para os judeus, este templo era a morada de Deus.

O rei Salomão construiu o templo por volta de 900 aC. Foi destruído por Nabucodonosor em 587 aC. Foi reconstruída 70 anos depois e ampliada e melhorada pelo rei Herodes pouco antes da época de Jesus. Os romanos finalmente destruíram o templo em 70 dC, como predito por Jesus.

Por que Deus permitiu que seu templo fosse destruído? Stephen e Paul respondem a essa pergunta. Pouco antes de sua morte, Stephen disse: "O Altíssimo não mora em casas feitas por mãos humanas" (Atos 7:48). Paulo escreveu: "Você não sabe que é o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em você?" (1Cor 3:16).

Deus nunca pretendeu que o templo fosse sua habitação permanente na terra. Ele tinha um plano muito melhor e mais alto. Seu verdadeiro templo é feito de pessoas cheias do Espírito Santo - pessoas que são pedras vivas. Isso significa que você e eu se o espírito dele vive em nós.

O antigo Testamento

O capítulo 11 de Hebreus contém uma lista dos heróis do Antigo Testamento.

Nenhuma dessas pessoas lê a Bíblia para descobrir o que deve fazer para servir a Deus, porque é claro que naqueles dias não havia uma Bíblia para eles lerem. Nenhum deles se copiou. Cada um deles fez algo totalmente diferente. Todas eram pedras de diferentes formas e tamanhos.

Noé construiu uma arca. Por que ele fez isso? Porque Deus falou com ele e disse-lhe para fazê-lo, e ele ouviu e obedeceu. Ele agiu com fé e obediência à palavra de Deus para ele.

Abraão fez algo bem diferente. Ele deixou sua casa e antepassados confortáveis na antiga cidade de Ur e passou o resto de sua vida vivendo em tendas.

Joseph tornou-se primeiro ministro do Egito e salvou os egípcios e seu próprio povo da fome.

Moisés era uma pedra poderosa no templo de Deus. Após 40 longos anos no deserto, ele retornou ao Egito e levou o povo de Deus dali para a Terra Prometida. Ele também, por inspiração do Espírito Santo, escreveu os cinco primeiros livros da fundação do Antigo Testamento.

Davi era um rei poderoso e poderoso guerreiro, que fez seu país e seu povo grandes.

Salomão construiu um templo para Deus.

Encontramos uma enorme diversidade nos santos do Antigo Testamento. Nenhum deles copiou seus antecessores. Todos eles fizeram coisas muito diferentes para Deus. Mas eles tinham algumas coisas em comum. Todos eles ouviram a voz de Deus; todos eles responderam com fé; e todos eles foram guiados pelo Espírito Santo. Eles não eram tijolos mortos; eles eram pedras vivas.

O Novo Testamento

Poderíamos esperar que os santos do Novo Testamento fossem todos semelhantes. Estaríamos errados!

Pedro, Paulo e João, os principais escritores das cartas do Novo Testamento, todos tinham mensagens muito diferentes. Cada um compartilhou sua revelação única do Espírito Santo.

Pedro e João estavam entre os doze discípulos originais de Jesus. Durante três anos, eles ouviram seus ensinamentos e o observaram realizando milagres. Você pensaria que as cartas deles seriam cheias de citações de suas palavras e histórias de seus milagres. Surpreendentemente, nenhuma de suas cartas contém uma única citação de Jesus ou uma história sobre ele. Em vez disso, ambos compartilharam suas próprias revelações que haviam recebido diretamente de Deus.

Paulo teve uma reunião dramática com Jesus na estrada de Damasco. O que ele fez então? Esperávamos que ele fosse a Pedro, a João ou a qualquer outro discípulo de Jesus para aprender tudo o que pudesse sobre seu novo Salvador. Mas não foi o que ele fez. Em vez disso, ele foi para a Arábia para ficar sozinho com Deus e depois voltou para Damasco. Ele não foi a Jerusalém conhecer Peter por mais três anos. Ele então ficou com ele por 15 dias. Você pode ler a história dele com suas próprias palavras em Gal 1: 15-19 .

Ele explica sua estranha conduta: “Agora, quero que vocês saibam, irmãos, que o evangelho pregado por mim não se baseia no pensamento humano. Pois eu não o recebi de uma fonte humana e não fui ensinado, mas veio por uma revelação de Jesus Cristo ” (Gl 1:11,12).

O mesmo Espírito Santo inspirou Pedro e Paulo e João e os outros escritores do Novo Testamento. Mas eles eram vasos muito diferentes, e Jesus se manifestou diferentemente em cada um deles.

O arco-íris é composto por sete cores diferentes: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. Juntas, essas cores produzem luz branca pura. A pura e brilhante luz branca da verdade de Deus se divide em muitas cores diferentes, ao passar por vasos humanos cheios do Espírito Santo.

Jesus

Jesus era totalmente único. Ele disse coisas e fez coisas que ninguém antes dele e ninguém depois dele jamais disse ou fez.

Ele não tentou copiar Moisés, o maior profeta do Antigo Testamento. Ele era completamente diferente de todos os outros líderes religiosos antes ou depois dele.

Até a própria vida era cheia de variedade. Ele nasceu de uma virgem; ele transformou a água em vinho; ele curou os doentes; ele ressuscitou os mortos; ele andou sobre a água; ele alimentou 5000 pessoas com alguns pães e peixes; ele acalmou tempestades; ele morreu na cruz do calvário; ele ressuscitou dos mortos! Ele ascendeu à mão direita de Deus.

Ele tinha mensagens diferentes para todos que conhecia, cada uma perfeitamente adaptada ao ouvinte. Ele disse a Nicodemos que ele deveria nascer de novo. Ele disse à mulher de Samaria que lhe daria água viva. Ele disse aos judeus: "Eu sou o pão vivo que desceu do céu" (João 6:51). Ele disse a um jovem rico: “Vá, venda o que você possui e dê aos pobres, e você terá um tesouro no céu; e vem, segue-me. ” (Mateus 19:21).

Como e por que Jesus era tão diferente de todas as outras pessoas? E por que havia tanta variedade em sua própria vida e em seus ensinamentos? Há uma resposta simples. Jesus foi total e continuamente liderado pelo Espírito Santo e o Espírito Santo tem a variedade infinita e a criatividade de Deus. Ele foi o maior de todas as pedras vivas. Como o Salmo diz, "A pedra que os construtores rejeitaram se tornou a principal pedra de esquina" (Sl 118: 22).

Veja Entender a Jesús ou Understanding Jesus.

O Corpo de Cristo

Paulo fala dos crentes como o Corpo de Cristo. Ele escreveu aos coríntios: "Vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês é um membro dele" (1Cor 12:27). Paulo enfatiza a vasta diferença entre os vários membros do corpo.

Um corpo tem olhos, ouvidos, boca, mãos e pés e muitas outras partes ocultas. Todas essas partes são essenciais para uma vida normal. Nenhuma parte pode substituir outra. Todos conhecemos pessoas cegas, surdas ou incapazes de andar. Talvez até conheçamos pessoas que não podem usar as mãos. Essas pessoas têm sérias limitações no que são capazes de fazer e têm grandes dARCantagens na vida.

Vimos olhos, ouvidos, mãos e pés todos funcionando juntos na igreja tradicional? Vimos as pedras vivas do templo de Deus, cada uma diferente uma da outra, e maravilhosamente unidas em unidade? Ou já vimos principalmente os tijolos mortos da Torre de Babel?

Infelizmente, devemos confessar que no passado vimos principalmente os tijolos mortos de Babel, cada um igual ao outro. Mas em todo o mundo Deus está se movendo de novas maneiras e estamos começando a ver as pedras vivas do Corpo de Cristo aparecendo. Acredito que chegará o momento em que seus olhos, ouvidos, boca, mãos e pés estão funcionando plenamente. Acredito que o mundo ofegará de espanto quando o corpo inteiro de Cristo se manifestar em toda a sua diversidade. Paulo escreveu aos romanos: "Pois a criação espera com grande desejo a revelação dos filhos de Deus" (veja a passagem completa em Rom 8:19-23.) Chegará um tempo em que o desejo da criação será satisfeito.

Paulo escreveu aos efésios cerca de cinco ministérios que eram os dons de Cristo ascendido ao seu corpo. Estas são suas palavras: "Ele deu aos apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, para equipar os santos para a obra do ministério, para edificar o corpo de Cristo" (Ef 4:11,12).

Vimos apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e professores funcionando em nossas igrejas? Ou apenas conhecemos os pastores e sacerdotes da religião babilônica? Vimos tijolos mortos ou pedras vivas?

Felizmente, acredito que o futuro será diferente do passado. Deus está fazendo um novo trabalho. Ele está restaurando esses cinco ministérios essenciais para o Corpo de Cristo.

Veja Five Ministries ou Cinco Ministerios.

Conformidade

Como evitamos ser tijolos mortos e nos tornamos pedras vivas?

Paulo escreveu: "Não se conforme com este mundo (ou idade), mas seja transformado pela renovação de sua mente, para que você possa discernir qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Rm 12:2).

O mundo exige conformidade.

Desde a infância, nossas mentes são moldadas pelo pensamento de nossas famílias, nossas escolas e das sociedades e religiões em que nascemos. Nossas mentes são ainda mais moldadas pelos jornais, televisão e agora, especialmente para os mais jovens, pelas mídias sociais.

Todas essas coisas nos fazem "conformes a este mundo". Todos eles nos moldam em tijolos da mesma forma e tamanho.

Toda organização humana, seja religiosa, educacional, política ou econômica, quer ver conformidade em seus membros.

Às vezes, essa conformidade é principalmente externa. Muitas organizações querem que todos os seus membros se vestam da mesma maneira. Todos os sacerdotes de várias religiões usam roupas da mesma cor e estilo. Um grande número de mulheres muçulmanas se veste de preto e cobre tudo, exceto os olhos. Todos têm a mesma aparência. Os exércitos insistem que todos os seus soldados vestem os mesmos uniformes. Nos países desenvolvidos, a moda tem um poder poderoso, especialmente nas pessoas mais jovens.

Algumas organizações querem mais do que apenas conformidade externa. Em casos extremos, eles querem controle total sobre os espíritos, mentes e corpos de seus membros.

Em muitos países do mundo, as pessoas que não se conformam podem receber punição severa, perseguição e até morte.

Transformação

Como evitamos ser "conformes a este mundo" ? Quais foram as palavras de Paulo novamente? "Não se conforme com este mundo, mas seja transformado pela renovação de sua mente " (Rom 12: 2).

As palavras de Paulo concordam com as primeiras palavras públicas de João Batista e Jesus: "Arrependei-te: porque o reino dos céus está próximo" (Mateus 3:2 e 4:17).

A palavra arrepender é uma tradução da palavra grega μετανοεω (metanoeo), que significa pensar de forma diferente ou mudar de idéia.

O problema está em nossas mentes. Nós acreditamos em mentiras. Como podemos nos libertar dessas mentiras? Jesus disse aos seus discípulos: "Você conhecerá a verdade, e a verdade os libertará" (João 8:32). A verdade destrói mentiras. Mais tarde, ele explicou aos seus discípulos como isso aconteceria. "Quando o Espírito da verdade vier, Ele o guiará a toda a verdade" (João 16:13).

Quais são essas mentiras? Existem muitos tipos diferentes de mentiras, das quais consideraremos apenas três: mentiras sobre Deus, mentiras sobre nós mesmos e mentiras do diabo.

Mentiras sobre Deus

Muitos de nós crescemos com muitas idéias falsas sobre Deus. Se nossos antecedentes eram judeus, hindus, muçulmanos, ateus ou, sim, cristãos nominais, tínhamos pouco ou nenhum conhecimento do verdadeiro Deus.

Alguns de nós pensavam que Deus não existia ou que ele estava longe e ele não tinha interesse em nós.

Alguns de nós pensamos que devemos realizar todos os tipos de rituais e cerimônias para mantê-lo feliz.

Muitos de nós pensamos que ele condenaria a maior parte da raça humana a tormentos sem fim no inferno, mesmo que nunca tivessem ouvido o evangelho ou o nome de Jesus.

Pensamos que o dia dos milagres havia terminado.

Quando recebemos o Espírito Santo, Deus começa a revelar sua verdadeira natureza para nós. Ele é onipotente, onisciente e onisciente. Ele é cheio de amor por toda a sua criação. Ele está "não desejando que ninguém pereça, mas que todos venham ao arrependimento" (2Pedro 3:9). Ele quer que tenhamos um relacionamento pessoal direto com ele. Esse conhecimento vem não apenas em nossas cabeças, mas profundamente em nossa experiência.

Mentiras sobre nós mesmos

As pessoas crescem com muitas idéias erradas sobre si mesmas. "Eu sou superior aos outros." "Eu sou inferior aos outros." E, mais seriamente, “não sou pecador e não preciso de Deus ou de Jesus Cristo”.

Quando chegamos a Jesus, muitas mentiras simplesmente desaparecem. Vimos que somos pecadores que precisam de um Salvador.

Muitas vezes, é então que começamos a experimentar novas mentiras que vêm diretamente de Satanás. Vamos considerar isso agora.

Mentiras do diabo

Jesus disse que Satanás era "um mentiroso e o pai da mentira" (João 8:44).

A palavra hebraica Satan (שָּׂטָן) significa acusador e a palavra grega equivalente διαβολος (diabolos) significa difamador .

O profeta Zacarias viu "Josué, o sumo sacerdote, diante do anjo do Senhor, e Satanás à sua direita para acusá-lo" (Zc 3:1).

Em Ap 12:10, lemos: "O acusador de nossos irmãos foi derrubado, que os acusa dia e noite diante de nosso Deus".

A principal obra de Satanás é acusar o povo de Deus. Ele faz isso através de outras pessoas da maneira que puder. Jesus disse: "Bem-aventurado você quando outros o ofendem, perseguem e proferem falsamente todos os tipos de males contra você por minha causa" (Mt 5:11).

Satanás também nos acusa diretamente, injetando pensamentos negativos e mentiras em nossas mentes. "Deus realmente não te ama." "Ele não escuta suas orações". "Você não é bom o suficiente para ele." "Você nunca terá vitória sobre o pecado." Essas acusações são mais difíceis de lidar, porque pensamos que são nossos próprios pensamentos e não os reconhecemos como vindos de Satanás.

Os santos no livro do Apocalipse "o conquistaram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra de seu testemunho, pois eles não amaram suas vidas até a morte" (Ap 12:11) ) Nós devemos aprender a fazer o mesmo.

Outras mentiras

O assunto de "ser transformado pela renovação de nossas mentes" é vasto e, neste trabalho, posso apenas arranhar sua superfície. Livros e sites inteiros foram escritos sobre isso.

Todos, em maior ou menor grau, aprendem mentiras com suas famílias, seus contemporâneos na escola e na faculdade, seus grupos sociais, suas religiões, a mídia de massa e muitas outras fontes. O Espírito Santo trabalha de várias maneiras para remover as mentiras de nossas mentes e para "nos levar a toda a verdade" (João 16:13).

A Bíblia fala sobre dois tipos diferentes de mente: a mente de um animal (Dan 4:16) e a mente de Cristo (1Cor 2:16). Por natureza, temos a mente de um animal ; pela graça e pela operação do Espírito Santo, recebemos a mente de Cristo. (Ver 666 and 888 ou 666 y 888.)

Conclusão

Por dois dias inteiros, o corpo físico de Jesus ficou enterrado na tumba. No terceiro dia, ele jogou de lado as roupas da sepultura e ressuscitou dos mortos. "Um dia é com o Senhor mil anos" (2 Pedro 3: 8). Dois dias são 2000 anos! Assim como o corpo físico de Jesus jazia no túmulo coberto de roupas funerárias por dois dias inteiros, acredito que o corpo espiritual de Cristo passou 2000 anos (lunares) em um túmulo espiritual coberto de roupas funerárias. Mas agora eu acredito que seu tempo de morte acabou e seu tempo de ressurreição chegou. (Ver Bible Chronology.)

Oséias profetizou essa dupla ressurreição (do corpo físico de Cristo e de seu corpo espiritual). Ele disse: “Depois de dois dias ele vai nos reviver; no terceiro dia ele nos levantará, para que vivamos diante dele” (Os 6:2).

Esse terceiro dia chegou!

O povo de Deus está deixando de ser conformado com este mundo , mas está sendo transformado pela renovação de suas mentes.

Os tijolos mortos de Babel estão sendo substituídos pelas pedras vivas do verdadeiro Templo de Deus.

Amen!