Testemunhas de Jeová

e

Testemunhas de Jesus

Antigo e moderno

Testemunhas de Jeová antigas

Meus ancestrais eram Testemunhas de Jeová! Deus falou com eles três vezes através do profeta Isaías:

Então eles se tornaram Testemunhas de Jeová!

(O nome hebraico original era apenas as 4 letras יהוה - YHVH ou YHWH sem vogais escritas. As vogais foram adicionadas muito mais tarde e o Y mudou para J para tornar o nome Jeová em português.)

700 anos depois de Isaías, Jesus veio ao mundo e viveu e morreu e ressuscitou dos mortos. Suas últimas palavras para seus discípulos antes de partir foram: “Vocês serão minhas testemunhas” (Atos 1:8). Os discípulos mal podiam acreditar no que ouviam! Ele estava sequestrando as próprias palavras de Jeová? Por sete séculos, os judeus foram testemunhas de Jeová. Jesus estava tomando o lugar de Jeová?

Então, o que os discípulos fizeram? Eles seguiram as palavras de Isaías e continuaram a ser testemunhas de Jeová? Ou eles obedeceram às palavras de Jesus e se tornaram suas testemunhas? Voltaremos a essa pergunta, mas primeiro pensaremos em Jesus.

Jesus foi testemunha de Jeová?

Jesus foi testemunha de Jeová?

Ele falou sobre o nome do pai. Ele ensinou seus discípulos a orar “santificado seja o teu nome”. Em sua última oração gravada ao pai, ele disse: “Manifestei o teu nome” e “E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e [lho] farei conhecer mai” (João 17: 6 e 26).

Isso parece significar que Jesus estava dizendo a todos qual era o nome de Deus; mas isso é realmente o que isso significa? Leia Mateus, Marcos, Lucas e João. Em todo o ensino registrado, Jesus disse às pessoas que o nome de seu pai era Jeová? Ele precisava contar a eles? As 4 letras hebraicas יהוה - YHWH - que compunham o nome estavam em quase todas as páginas de suas escrituras.

Então, o que Jesus quis dizer com “tornar conhecido o nome de Deus” e “manifestando o nome de Deus”? O nome de Deus não significava as quatro letras YHWH. Isso significava sua natureza e seu caráter. Jesus fez conhecer o caráter de Deus. Tudo o que Jesus disse e fez foi uma manifestação da natureza de Deus. Seu nascimento, sua vida, seus ensinamentos, sua morte e sua ressurreição foram todos uma revelação de Deus. Jesus era “Deus se manifestou em carne” (1 Tim 3:16). Foi assim que ele tornou conhecido e manifestou o nome de Deus.

Pedro e Paulo eram Testemunhas de Jeová?

E quanto a Pedro e Paulo? Eles eram Testemunhas de Jeová? Devemos ler o Livro de Atos e as cartas de Pedro e Paulo para encontrar a resposta. Pedro falou às pessoas sobre YHWH? Não encontramos o nome YHWH aparecendo nem uma vez em todos os ensinamentos e cartas de Pedro. Mesmo quando citou o Antigo Testamento em seus discursos, ele teria seguido a tradição judaica e não pronunciado o nome.

Pedro era uma Testemunha de Jesus? Basta ler o que ele disse:

Leia particularmente o último versículo novamente:

E o nome de YHWH? Deus não revelou esse nome a Moisés? O nome de Jesus era mais importante que o nome de Deus? Pedro não conhecia as Escrituras?

Se Pedro não conhecia as Escrituras, Paulo certamente as conhecia. Quantas vezes Paulo falou sobre o nome de YHWH? A mesma resposta que para Peter. Nem uma vez em todas as suas palestras ou escritos. O que ele disse sobre o nome de Jesus? “Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,” (Filipenses 2:9,10).

Pedro e Paulo, como muitos outros daquele dia até hoje, definitivamente não eram Testemunhas de Jeová. Eles eram de todo o coração “Testemunhas de Jesus”!

O que aconteceu com o nome de Jeová?

Então, o que aconteceu com o nome de YHWH? Por que não aparece nem uma vez em todo o Novo Testamento? Aqui está um fato simples, mas extraordinário: a língua grega - a língua do Novo Testamento - não tem letra Y, letra H e letra W (ou V). O inglês, como o hebraico, tem todas essas letras. Muitas outras línguas, como o francês, carecem de alguns ou de todos os sons representados por essas letras. Então, quando o Novo Testamento foi escrito, Deus descobriu que ele tinha um problema! Era impossível escrever o nome dele em grego! Deus tem problemas? Não! O Criador do céu e da terra também projetou a língua grega!

Então, como podemos explicar isso? Vamos dar uma nova olhada no capítulo 3 de Êxodo, onde Deus deu o nome YHWH a Moisés. Deus se apresentou a Moisés como "o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó" (Êx 3: 6). Moisés cresceu no Egito, que era um país de muitos deuses. Para evitar confusão, cada deus tinha que ter um nome! Caso contrário, como você saberia qual deles estava adorando? Então Moisés, colocando Deus no mesmo nível que os deuses do Egito, perguntou a Deus qual era o nome dele. Suas palavras foram: “Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: ‘O Deus de vossos pais me enviou a vós’; e eles me disserem: Qual [é] o seu nome? Que lhes direi?” (Ex 3:13).

Deus não lhe deu uma resposta direta. Ele simplesmente respondeu: "EU SOU QUEM SOU". Isso não é um nome. Na verdade, acredito que é uma negação de um nome. Deus então permitiu a situação de Moisés e a ignorância dos tempos e permitiu que Moisés usasse o nome YHWH. Estas 4 letras vêm da palavra hebraica אֶֽהְיֶה (ehyey) que significa sou. Na realidade, o único Deus verdadeiro não tem nome. E quem existe no céu ou na terra que poderia chamar Deus por seu nome? Seu próprio filho, como qualquer outro filho, o chamou de "Pai".

Para mais informações sobre este assunto, consulte The Name of God and the Name of Jesus ou El Nombre de Dios y el Nombre de Jesús.

O que aconteceu depois?

O que meus antepassados fizeram? Infelizmente, a maioria rejeitou Jesus. Eles consideravam seu ensino uma blasfêmia. Como um homem poderia se igualar a Deus? Eles permaneceram “Testemunhas de Jeová”. Uma minoria aceitou Jesus e se tornou “Testemunhas de Jesus”.

As palavras de Jesus e as de Deus através de Isaías tiveram uma grande diferença: Jesus disse a seus discípulos: recebereis o poder do Espírito Santo, que há de vir sobre vós. Essas palavras foram maravilhosamente cumpridas. O Espírito Santo veio sobre essas testemunhas e elas receberam poder. Sinais e milagres os seguiram aonde quer que fossem e espalharam o nome de Jesus por todo o Império Romano.

As palavras de Isaías, ao contrário das palavras de Jesus, não continham menção ao Espírito Santo nem menção ao poder. Em conseqüência, as antigas “Testemunhas de Jeová” (os judeus) deixaram de ser boas testemunhas de YHWH. Eles não haviam recebido o Espírito Santo e não tinham poder. Quando Jesus, a Testemunha fiel e verdadeira, veio ao mundo, a maioria dos judeus o rejeitou e continuou perseguindo suas testemunhas. Os romanos também perseguiram essas Testemunhas de Jesus, e muitos deles deram suas vidas por sua fé.

Depois de alguns séculos, o imperador romano Constantino experimentou algum tipo de conversão à fé cristã. Ele fez do cristianismo a religião do Império Romano e cessou a perseguição direta às Testemunhas de Jesus. Séculos mais se passaram e passo a passo a igreja se tornou cada vez mais corrupta. As falsas “Testemunhas de Jesus” assumiram o controle e começaram a perseguir tanto as antigas Testemunhas de Jeová (os judeus) quanto as verdadeiras Testemunhas de Jesus. Muitos séculos de terrível derramamento de sangue se seguiram e é difícil dizer quem mais sofreu. Um grande número de judeus teve a opção de batismo, expulsão de seu país ou morte. Milhões de verdadeiras Testemunhas de Jesus foram torturadas e mortas. Na verdade, achamos isso profetizado no livro do Apocalipse: “E na sua testa estava escrito o nome: ‘Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra’. E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração” (Ap 17:5,6). Babilônia é uma figura das falsas Testemunhas de Jesus - a falsa igreja.

Testemunhas de Jeová modernas

Agora devemos considerar a seita moderna que adotou o nome “Testemunhas de Jeová”. Esta seita foi fundada na parte final do século XIX por um americano chamado Charles Taze Russell. Ele estudou a Bíblia e examinou as doutrinas e práticas das várias igrejas e denominações de seus dias, e viu muitas coisas erradas. Ele e seus seguidores começaram a acreditar que eles, e somente eles, haviam recebido a verdade. Eles viram todas as outras igrejas e religiões como “Babilônia”, e de muitas maneiras eles estavam certos! Eles encontraram os versículos em Isaías que diziam: “Vocês são minhas testemunhas”, diz YHWH e esses versículos se encaixavam na crença de que estavam sozinhos testemunhas da verdade. Por isso, eles adotaram o nome “Testemunhas de Jeová”. Eles já se espalharam pela maior parte do mundo e somam cerca de 8 milhões.

As Testemunhas de Jeová acreditam que somente eles estão certos e somente eles têm a verdade. Eles ensinam que todas as outras religiões, incluindo todos os cristãos, estão sob o controle de Satanás. Eles descrevem seus ensinamentos como “A Verdade”. Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” As Testemunhas de Jeová dizem: “Nós temos a verdade; ninguém vem a Deus senão por nós”. Quem está certo? As Testemunhas de Jeová ou Jesus? Se as Testemunhas de Jeová estão certas, eu estou errado, você está errado (a menos que seja um deles) e milhões de outras pessoas que acreditaram em Jesus acreditaram em vão. As Testemunhas de Jeová acreditam que são servos fiéis de Deus e que todos estamos sob o controle de Satanás. Se você veio ao Pai por Jesus Cristo e experimentou seu amor e poder em sua vida, saberá por experiência própria que essas reivindicações das Testemunhas de Jeová devem ser totalmente falsas.

As Testemunhas de Jeová têm crenças diferentes dos cristãos tradicionais em alguns ensinamentos importantes e em muitos menores. Mais importante ainda, eles têm ensinamentos muito diferentes sobre Jesus, o Espírito Santo, a salvação e a vida após a morte. Alguns de seus ensinamentos, acredito, estão certos. Alguns deles, acredito, estão definitivamente e seriamente errados. Muitos sites e livros explicam essas diferenças e não vou discuti-las aqui.

O que é uma Testemunha?

Chegamos agora a uma pergunta muito importante: “O que é uma Testemunha?” O apóstolo João nos dá a resposta perfeita em sua primeira carta: “O QUE era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida. ... O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo” (1João 1:1,3). A essência do testemunho é declarar o que vimos com nossos próprios olhos e ouvimos com nossos próprios ouvidos.

Discutimos diferentes tipos de testemunhas. O que essas diferentes testemunhas viram e ouviram? Veremos que alguns viram coisas terrenas com seus olhos naturais. Outros viam coisas celestiais com olhos espirituais. Outros, ao que parece, não viram nada! Vamos considerar cada um por sua vez.

Testemunhas de Jeová antigas

Primeiro, as antigas Testemunhas de Jeová, os judeus: o que eles viram e ouviram? Para o que eles poderiam dar testemunho? Eles tiveram uma história, desde o nascimento de seu antepassado Abraão até os dias atuais, que tem sido diferente da de qualquer outra pessoa na Terra. Deus, a quem eles conhecem como YHWH, interveio repetida e visivelmente em sua vida nacional. Como uma corrida, eles viram sua mão em ação. Eles viram libertações e bênçãos maravilhosos e julgamentos severos. Suas escrituras, que registram o trato de Deus com eles, foram traduzidas para todas as principais línguas da Terra.

Mas devo enfatizar um ponto: todos esses maravilhosos atos de Deus foram visíveis aos olhos naturais. Milagres são atos sobrenaturais de Deus, mas são visíveis na terra. O povo judeu antigo era testemunha terrestre de Deus.

Jesus, a fiel e verdadeira testemunha

Jesus é descrito como “a testemunha fiel e verdadeira” em Apocalipse 3:14. Em João 3:11, ele disse: “Falamos o que sabemos e testemunhamos o que vimos e você não recebe o nosso testemunho”. O que ele sabia e o que tinha visto? Ele deu a resposta em João 8:38: “Falo do que vi com meu Pai”. Jesus conhecia a Deus; ele veio de Deus; e ele poderia falar de Deus. Assim como você e eu podemos falar de nossos pais terrenos com conhecimento em primeira mão e total certeza, também Jesus poderia falar e ser testemunha de seu Pai celestial..

Jesus poderia ter viajado por Israel contando às pessoas todos os maravilhosos milagres que ele havia visto em seu ministério. Vira a água se transformar em vinho, as tempestades se acalmaram, a água apoiando seus pés quando ele caminhava no mar, todos os tipos de doenças curadas e até os mortos ressuscitados. Mas essas eram todas as coisas terrenas que os olhos terrestres podiam ver. Ele escolheu testemunhar o que tinha visto no céu e não o que havia experimentado na terra.

Jesus foi uma testemunha celestial.

Para mais informações sobre este assunto, consulte Understanding Jesus ou Entender a Jesús.

Testemunhas de Jesus

Jesus disse aos seus discípulos: “Mas recebereis o poder do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas.” Que tipo de testemunha seria? Seriam testemunhas terrenas como seus ancestrais? Ou seriam testemunhas celestiais como Jesus?

Eles tinham visto coisas maravilhosas com seus olhos naturais. Eles viram Jesus transformar água em vinho, andar sobre a água, curar os enfermos e ressuscitar os mortos. Eles até o viram vivo depois que ele foi crucificado e enterrado na tumba. Eles ouviram coisas maravilhosas com os ouvidos. Eles ouviram as palavras de Jesus e ouviram seus ensinamentos diariamente por 3 anos.

Eles passaram o resto de suas vidas testemunhando essas coisas maravilhosas que seus olhos naturais viram e seus ouvidos naturais ouviram? Devemos procurar cuidadosamente para encontrar a resposta.

No início do livro de Atos, encontramos afirmações claras: “Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas” (Atos 2:32). "com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus" (Atos 4:33). Eles testemunharam esse evento incrível com seus olhos físicos e tiveram que contar para todo mundo. Mas o tempo passou e muitas pessoas acreditaram em Jesus que nunca o haviam visto em carne e osso..

Paulo viu Jesus em uma visão, mas ele nunca viu Jesus em carne. Ele escreveu: “Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos” (2 Cor 5:16). Então, Paulo transmitiu aos outros o que havia aprendido com os doze apóstolos? De modo nenhum. De fato, ele passou surpreendentemente pouco tempo com eles. Ele testemunhou ao que seus olhos tinham visto e seus próprios ouvidos tinham ouvido - não os seus olhos e ouvidos naturais, mas seus olhos e ouvidos espirituais.

João, como eu disse, escreveu: "O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos" (1João 1:3) e logo depois ele escreveu: “E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: Que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas” (1João 1:5). Isso é o que John viu com seus olhos espirituais.

Pedro e João encheram suas cartas e ensinamentos com citações do Sermão da Montanha e das parábolas que Jesus lhes contou? Eles ensinar aos outros o seu grande mestre lhes havia ensinado? Não; é a resposta surpreendente. Eles contou aos outros o que eles mesmos tinham visto com seus próprios olhos - seus olhos espirituais.

Pedro, Paulo e João e os outros discípulos começaram sem dúvida contando aos outros o que seus olhos naturais haviam visto; mas depois de terem passado muito tempo em comunhão com Deus, foram capazes de contar aos outros o que seus olhos espirituais haviam visto. Eles passaram de testemunhas terrenas a testemunhas celestiais. Eles se tornaram como Jesus.

Testemunhas de Jeová modernas e outros

E as muitas seitas e denominações que compõem o cristianismo moderno. O que eles viram e ouviram? São testemunhas terrenas ou celestes? Eles são testemunhas?

Eles podem dizer: “O que temos visto e ouvido também o declaramos, para que você tenha comunhão conosco; e verdadeiramente nossa comunhão é com o Pai e com Seu Filho Jesus Cristo” (1João 1:3)? Ou deveriam dizer: “O que aprendemos de nossos professores e lemos em nossos livros que declaramos a você, para que você possa se juntar à nossa seita?” Eles podem lhe contar sobre a experiência deles em Jesus Cristo? Ou eles podem apenas dizer como eles interpretam a Bíblia?

Deixe-me repetir, testemunhas reais contam o que viram e ouviram; não o que aprenderam na aula bíblica ou no Colégio Bíblico; não o que eles disseram na igreja; não o que eles leram nos livros; nem mesmo o que a Bíblia diz. Todas essas coisas podem ser valiosas em seu lugar, mas não são testemunho. Testemunhas reais contam o que viram e ouviram pessoalmente.

Jesus disse a Nicodemos: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3). As verdadeiras testemunhas de Jesus nasceram de novo e são capazes de ver o reino de Deus. O que eles viram e ouviram que podem declarar a outros.

Conclusão

Pensamos nas Testemunhas de Jesus e de Jeová, testemunhas celestes e terrenas, testemunhas verdadeiras e falsas testemunhas, testemunhas antigas e modernas, e testemunhas que não são testemunhas. O que aprendemos?

Nosso foco foi em dois assuntos principais: contrastamos o nome de YHWH e o nome de Jesus; e consideramos o significado da palavra testemunha .

Deus deu o nome de YHWH a Moisés quando Moisés perguntou seu nome, e esse nome se tornou precioso para o povo judeu - tão precioso que até se tornou indizível. Permaneceu assim até hoje.

Deus chamou os judeus para serem suas testemunhas no mundo, mas eles só podiam ser testemunhas terrenas. Eles viram o reino de Israel, mas não puderam ver o reino de Deus. Eles não sabiam nada sobre o novo nascimento ou (exceto alguns profetas e pessoas especiais) sobre o poder do Espírito Santo.

Quando Jesus, o Messias, veio, tudo mudou. Ele veio do Pai e viveu sua vida terrena em contínua comunhão com seu Pai. Quando ele se dirigiu a Deus, ele usou a palavra grega Πατηρ (Pater) ou a palavra hebraica Abba, ambas significando Pai. O nome de YHWH desapareceu completamente de vista. Em todos os seus ensinamentos, Jesus nunca o mencionou. Nem Pedro, nem Paulo, nem João, nem nenhum outro escritor do Novo Testamento. Jesus disse a seus seguidores que eles seriam testemunhas dele.

As verdadeiras testemunhas contam o que viram com seus próprios olhos e ouviram com seus próprios ouvidos. O que eles aprenderam com outras pessoas ou leram nos livros não é um testemunho válido. Nenhum juiz aceitaria isso em tribunal.

Os primeiros seguidores de Jesus o viram pessoalmente e testemunharam sua morte e ressurreição com seus próprios olhos físicos. Eles imediatamente se tornaram testemunhas poderosas do que haviam visto e ouvido. Além disso, e mais importante, eles experimentaram o novo nascimento e começaram a ver o reino dos céus. Eles experimentaram o batismo do Espírito Santo, e esse era o segredo de seu poder. Como Jesus, eles se tornaram testemunhas celestiais.

Muitas coisas mudaram desde que Jesus andou nesta terra. Multidões de igrejas, seitas e denominações surgiram e muitas reivindicam exclusivamente ter a verdade. Mas uma coisa permanece a mesma. As verdadeiras testemunhas de Jesus são aquelas que nasceram de novo e viram o reino dos céus e receberam o poder do Espírito Santo para contar aos outros o que viram e ouviram.