Saul e Davi

Introdução

Saul e Davi foram os dois primeiros reis de Israel. Ambos eram grandes guerreiros heróicos. Saul lançou as bases do período de poder de Israel derrotando os amonitas e depois quebrando o jugo dos amalequitas. Davi continuou a derrotar os filisteus, os moabitas, os sírios, os edomitas e outros, e a ganhar o controle de um grande império. Saulo e Davi foram escolhidos por Deus e experimentaram o poder do Seu Espírito. Nenhum deles era perfeito, e ambos cometeram pecados graves. No entanto, mesmo com tudo isso em comum, alguém foi aceito e amado por Deus, embora tenha cometido adultério e assassinato; o outro, cujos pecados pareciam muito menores, foi rejeitado.

Ao seguirmos e compararmos a história desses dois homens, provavelmente veremos seus personagens refletidos nas pessoas ao nosso redor, e mais importante em nós mesmos..

Poucos personagens da Bíblia são mais trágicos que Saul. Ele dificilmente poderia ter tido um começo melhor ou um fim mais miserável. Ele começou com a bênção e o poder de Deus. Ele acabou buscando ajuda de uma bruxa um dia antes de ele e seus três filhos serem mortos em batalha contra os filisteus.

Davi, por outro lado, sofreu muitos anos de tribulação e sofrimento enquanto Saul o perseguia, até que em desespero ele fugiu para os filisteus em busca de refúgio. Deus o preservou durante todas as suas provações e, finalmente, o estabeleceu no trono de Israel. Deus então lhe deu vitória sobre todos os seus inimigos.

Saul morreu , mas David vive . No Novo Testamento, o nome de Davi ocorre cerca de 60 vezes. Além de Jesus, esse é o primeiro nome em Mateus e o sobrenome em Apocalipse. O rei Saul não é mencionado uma vez. O apóstolo Paulo, apesar de pertencer à mesma tribo de Benjamim, mudou seu nome de Saul para Paulo. Hoje em Israel, as pessoas cantam "david melech yisrael chai chai" - "Davi, rei de Israel, está vivo, está vivo". David também vive nas músicas que ele escreveu, que ainda são cantadas em várias línguas em todo o mundo. De todas essas maneiras, Davi vive, mas, acima de tudo, Deus prometeu a ele um trono que perduraria para sempre. Esse trono agora é o trono do Messias que veio para dar a vida eterna.

Chamada de Saul

Os capítulos 9 e 10 de 1Samuel nos fornecem o relato da ligação de Saul. Saul é descrito como uma escolha e um homem bonito, e não havia uma pessoa mais bonita do que ele entre os filhos de Israel; dos ombros e para cima, ele era mais alto do que qualquer pessoa ” (1Sm 9:2). Saul e seu servo estão procurando os burros de seu pai. Quando a busca não é bem-sucedida, Saul planeja desistir e voltar para casa, mas o servo sugere uma visita ao homem local de Deus. Samuel cumprimentou Saul com a notícia de que os burros já haviam sido encontrados, deu a ele o lugar de honra na festa e começou a contar a ele sobre seu futuro chamado.

No dia seguinte, Samuel o ungiu com óleo e disse: "O Senhor não ungiu você como um governante sobre Sua herança?" (1Sm 10:1). Ele então lhe deu uma previsão detalhada de sua próxima jornada para casa. Cada detalhe foi cumprido exatamente.

Quando Saul deixou Samuel, lemos que Deus mudou seu coração e, mais tarde, quando ele encontrou uma companhia de profetas, o Espírito de Deus caiu sobre ele e ele profetizou entre eles (como 1Sm 10:10 normalmente é traduzido).

Samuel então convocou as tribos de Israel a escolher um rei para elas. Em vez de lhes dizer que Deus já havia escolhido Saul, ele fez a escolha lançando sortes. O lote caiu sobre Saul, dando ainda mais confirmação de que Saul era a escolha de Deus. Saul, porém, não estava em lugar algum. Ele estava escondido entre a bagagem. Mais uma palavra de Deus revelou onde Saul estava, e as pessoas correram para arrastá-lo de seu esconderijo, gritando "Viva o rei".

Ninguém poderia ter chamado mais claro e mais divinamente selado à obra de sua vida do que Saul. Não houve erro possível. A mão de Deus era evidente em todos os detalhes.

Vitória de Saul

1Samuel 11 fala do primeiro conflito militar de Saul. Naás, rei dos amonitas, estava atacando Jabes-Gileade. O Espírito de Deus caiu sobre Saul e com grande autoridade ele chamou os israelitas para a batalha. Uma vitória retumbante confirmou sua lealdade a ele, e ele agora estava firmemente no trono. “Naás” (נָחָשׁ) em hebraico significa serpente, e nos lembramos do versículo: “Escrevi a vocês rapazes, porque são fortes, e a palavra de Deus habita em você, e você venceu o maligno ” (1João 2:14). Israel ficou encantada com seu novo rei, e o último versículo do capítulo nos diz que "Saul e todos os homens de Israel se regozijaram muito."

As coisas nem sempre são boas (ou tão ruim) quanto parecem ao olho humano. Samuel vivia em um reino mais elevado do que Saul, Naás e o povo de Israel, e ele não podia participar do regozijo deles. Ele sabia melhor do que ninguém a certeza com que Deus havia chamado Saul. No entanto, ele lhes disse: "É grande a sua iniquidade que você fez aos olhos do Senhor pedindo um rei para si" (12:17). Do ponto de vista do homem, tudo parecia bom, mas Samuel viu com a visão de Deus.

Vitórias espetaculares não são evidências de maturidade espiritual. Freqüentemente eles ocorrem na juventude espiritual. Devemos passar do reino de Saul, que venceu batalhas, para o reino de Samuel, que conhecia a Deus.

Os pecados de Saul

O próximo conflito de Saul foi com os filisteus (1Samuel 13). Os filisteus invadiram Israel em grande número e o exército de Saul começou a entrar em pânico e abandoná-lo. Ele esperou sete dias para que Samuel viesse e trouxesse ofertas ao Senhor, mas Samuel não chegou. Saul decidiu fazer as ofertas ele mesmo. Acabara de sacrificar quando Samuel apareceu. Saul foi motivado pelo medo e não pela fé, e ele saiu do seu cargo de rei para um reino superior que não era dele. Samuel o repreendeu e anunciou que seu reino não suportaria . “O Senhor encontrou um homem leal a Si mesmo, e o Senhor o designou como governante sobre o Seu povo, porque você não fez o que o Senhor você é” (1Sm 13:14).

O próximo grande teste de Saul aconteceu quando Deus o encomendou através de Samuel para destruir os amalequitas. Os amalequitas eram uma raça extremamente cruel e destrutiva que quase destruiu Israel quando eles saíram do Egito. Hamã, o agagita, que novamente quase destruiu os judeus na Pérsia, parece ter sido um descendente de seu rei Agag. Deus havia ordenado a Moisés que registrasse em um livro, "Apagarei totalmente a memória de Amaleque do céu" (Êx 17:14). Aos olhos de Deus, sua destruição era essencial, e sem dúvida para o bem de Israel, juntamente com muitos outros países que sofreram em suas mãos. Se não eliminarmos o mal quando e como Deus nos ordenar, certamente sofreremos por isso.

Saul derrotou os amalequitas e libertou uma vasta área de seu controle, mas, sob pressão de seu povo, poupou Agag, seu rei, e manteve o melhor de seus animais. Ele estava desconsiderando o claro mandamento de Deus. Deus revelou isso a Samuel, que foi encarar Saul com seu pecado. Saul o cumprimentou com as palavras: “Bendito seja o Senhor! Eu cumpri a ordem do Senhor” (1Sm 15:13). Na entrevista que se segue, temos as palavras bem conhecidas de Samuel: “O Senhor tem tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em obedecer à voz do Senhor? Eis que é melhor obedecer do que sacrificar e ouvir do que a gordura dos carneiros. Pois a rebelião é como o pecado da adivinhação, e a presunção é como a iniqüidade e a idolatria” (1Sm 15:22,23).

A resposta de Saul revela seu coração: "Pequei; Na verdade, transgredi o mandamento do Senhor e suas palavras, porque temi o povo e ouvi a sua voz” (v24). Então ele diz: “Pequei; mas, por favor, honre-me perante os anciãos do meu povo e diante de Israel, e volte comigo, para que eu adore o Senhor seu Deus” (v30).

A principal motivação na vida de Saul foi a multidão. Se ele estivesse com uma multidão de profetas, ele poderia profetizar. Se a multidão o estava abandonando em batalha, ele não podia confiar em Deus. Se a multidão quisesse os despojos da guerra, ele não poderia ficar no caminho deles. Mesmo agora ele foi rejeitado por Deus, a multidão não deve saber disso.

Essa também era a motivação subjacente em Babel. "Façamos para nós um nome", disseram eles, "para que não sejamos espalhados pelo exterior sobre a face de toda a terra" (Gênesis 11:4) Eles encontraram segurança na multidão, enquanto ignoravam Deus. Hoje, multidões de pessoas só seguirão para onde a maioria leva.

O chamado de David

Neste ponto da história, Samuel vai ungir Davi. Desta vez, não há sinais espetaculares como Saul, mas um assunto muito discreto. O nível do drama raramente é uma pista do significado espiritual de um evento. Samuel passa por todos os filhos de Jessé e os rejeita um a um. Eliabe, o mais velho, era alto e bonito como Saul, mas disse Samuel: "O homem olha para a aparência exterior, mas o Senhor olha para o coração" (1Sm 16:7). Isso ficou claro demais na vida de Saul. Finalmente, David é trazido dos campos. Ele não estava procurando burros como Saul, mas mantendo ovelhas como Moisés quando Deus o chamou. O próprio Jesus é o Bom Pastor e Moisés e Davi são tipos ou figuras Dele. O Espírito de Deus caiu sobre Davi e lemos que um "espírito maligno do Senhor atormentou Saul" (1Sm 6:14).

Golias

A história de Saul agora é uma progressão constante, triste e descendente. Mais uma vez os filisteus invadem, e desta vez Golias sai de suas fileiras para desafiar Israel. Se alguém poderia ter lutado com ele, deveria ter sido Saul quem estava de cabeça e ombros acima de seu povo. Em vez disso, Saul e seu exército só tremiam de medo.

Saul era um homem da multidão, mas Davi era um homem de Deus. Ele ouve o desafio de Golias e sua resposta é: "Quem é esse filisteu incircunciso, para que ele provoque os exércitos do Deus vivo?" (1Sm 17:26). Eliabe se opõe a Davi e Saul o desencoraja, mas Davi é movido apenas por Deus - não por reis ou irmãos mais velhos, ou mesmo por um exército em pânico! Ele já havia provado Deus sozinho quando o leão e o urso vieram invadir seu rebanho e o Senhor o libertou.

Davi saiu no poder de Deus, e uma pedra da funda levou o gigante filisteu ao chão.

Existem dois paralelos com Golias no livro de Daniel. Nabucodonosor, rei da Babilônia, viu em sonho uma grande imagem com uma cabeça de ouro, um baú de bronze, pernas de prata e pés de ferro misturados com argila. Como Golias, essa grande imagem foi destruída por uma pedra. A pedra então se tornou uma grande montanha (significando o reino de Deus), e encheu toda a terra. O rei ficou surpreso quando Daniel contou a ele seu sonho e sua interpretação. A sabedoria, no entanto, só alcançou sua cabeça, e não seu coração, porque logo depois ele ergueu uma imagem dourada, com sessenta côvados de altura e seis de largura. Quando seis instrumentos musicais soaram, todos tiveram que se curvar e adorá-lo. Da mesma forma, Golias tinha seis côvados de altura; sua lança pesava seiscentos siclos e ele tinha seis peças de armadura. Seis em toda a Bíblia é o número de homens, e Golias, portanto, representa o grande sistema da Babilônia feito pelo homem, com sua cabeça anticristã. (Veja 666 y 888.)

Saul não pôde fazer nada contra Golias. De certa forma, ele era apenas uma versão menor da mesma coisa. Grandes seções da igreja organizada têm um problema semelhante com o mundo. Eles pensam, agem e vivem da mesma maneira centrada no homem. Portanto, eles não têm poder contra isso. Davi foi impelido e capacitado pelo Espírito de Deus, e as probabilidades pesadas contra ele não importavam.

Quando Davi voltou de matar Golias, ele teve um período de promoção e sucesso de lua de mel de curta duração sob Saul. Em pouco tempo, as mulheres começaram a cantar, "Saul matou milhares e Davi, miríades (dez mil)" (1Sm 18:7). Saul deve receber elogios da multidão, para que os problemas de Davi comecem.

Que espírito?

Logo depois, lemos a declaração significativa: "um espírito maligno de Deus caiu sobre Saul e ele adorou (ou profetizou) ..." (1Sm 18:10 literalmente). 1Sm 10:10 (chamado inicial de Saul, anteriormente citados) dizem literalmente: "um espírito de Deus caiu sobre ele e ele profetizou". A única diferença em hebraico entre os dois versos é a inclusão da palavra maligno. Nos dois casos, o espírito é de Deus (o hebraico de fato omite a palavra de). Nos dois casos, o resultado é profecia. (O verbo hebraico normal que significa profetizar também pode ser traduzido delírio.)

(Em hebraico, não é o espírito, é simplesmente espírito. O artigo definido não é usado aqui. O hebraico não possui letras maiúsculas e, portanto, não podemos distinguir Espírito de espírito).

Vemos que o mesmo homem pode profetizar ou agir sob a inspiração de diferentes espíritos - especialmente se ele ama os louvores da multidão. O fato de um homem ter exercido dons espirituais genuínos não garante que ele nunca exercerá dons falsificados. Pedro teve uma revelação de Deus quando reconheceu Jesus como o Messias, e momentos depois até ele falou sob a inspiração de Satanás quando tentou desviar Jesus de seus sofrimentos. Jesus o repreendeu com as palavras: "Fique atrás de mim, Satanás" (Mat 16:17-23).

As coisas estão diferentes hoje? Podemos confiar nos curadores e evangelistas para serem guiados somente pelo Espírito de Deus? Todos eles estão livres do amor ao louvor do homem? Talvez haja alguns Sauls entre suas fileiras?

Os capítulos seguintes narram a longa perseguição de Saul a Davi. Deus está com Davi e contra Saul.

Na noite anterior à morte de Saul, ele expressa externamente o que já fez em seu coração. Ele vai para a bruxa de Endor. Antes, quando ele desobedeceu a Deus, Samuel havia lhe dito que a rebelião era como o pecado da adivinhação. O pecado de poupar Agag parecia ameno. Agora Saul estava realmente buscando ajuda para o ocultismo em sua hora de necessidade. Esta foi a conclusão lógica de seu pecado anterior.

A desobediência era a raiz do pecado no jardim do Éden. A obediência é a primeira necessidade de Deus, como em uma família, porque tudo mais brota dela. Sem ele, o resultado final é total ilegalidade. É assim que o mundo está se movendo atualmente. Devemos seguir o outro caminho, em total obediência a Deus.

A história de Saul termina no dia seguinte com sua morte inglória na batalha contra os filisteus. Seus três filhos morreram com ele.

Filhos de Saul

Um homem foi preso entre Saul e Davi. Ele era filho de Saul e amigo muito amado de Davi, Jonathan. Não é de admirar que se amem. Eles eram tão parecidos. Quando todo o Israel tremeu diante dos filisteus, Jônatas saiu sozinho contra eles, apenas com o seu escudeiro, e os pôs em fuga. Como Davi, ele era um homem de fé e coragem. Quando Davi voltou de matar Golias, "a alma de Jônatas estava unida à alma de Davi, e Jônatas o amava como a si mesmo" (1Sm 18:1).

Jônatas amou Davi contra todos os seus próprios interesses. Por todo o pensamento natural, Davi usurparia o trono que era de Jonatan por certo e, se Davi fosse um rei normal de seu tempo, ele teria assassinado todos os filhos de Saul e Jonatã.

Jonathan não viveu com David, mas morreu com Saul. Por que esse amigo fiel e abnegado de Davi não poderia ter sentado ao lado dele em seu trono?

Um momento crítico de escolha veio para Jonathan. Ele e David tiveram uma reunião secreta nos campos para que Jônatas pudesse dizer a Davi se era seguro retornar a Saul no palácio. O ódio de Saul era implacável e Jônatas teve que dizer a Davi para fugir. "Davi se levantou e partiu", lemos, "enquanto Jônatas entrou na cidade" (20:42). Jônatas amou Davi, mas ele se juntou a Saul. Ele poderia ter escolhido a vida de peregrinação e privação que agora cabia a Davi, mas, em vez disso, voltou ao conforto e segurança do palácio de seu pai. Também temos a opção de "vir a Jesus fora do acampamento, carregando sua reprovação" (Hb 13:13), ou permanecer na segurança e respeitabilidade da multidão.

A irmã de Jonathan, Michal, amava seu marido David e, em uma ocasião, salvou sua vida (1Sam 19:11-17). Como seu pai Saul, no entanto, ela estava consciente da multidão. Quando Davi trouxe a arca para Jerusalém, ele tirou suas vestes reais e dançou diante dela usando apenas um éfode de linho. Davi estava consciente apenas de Deus, mas Michal estava de olho nos espectadores. Ela o desprezava em seu coração e o repreendia por suas ações. Sua recompensa foi, na foto, uma participação na morte de Saul. Ela foi estéril pelo resto da vida.

O pecado de Davi

Como Saul, Davi pecou. Ele cedeu às concupiscências da carne e cometeu adultério com Bate-Seba. Então, para encobrir seus rastros, ele providenciou para que seu marido Urias fosse morto em batalha. Quando o profeta Natã o repreendeu por seu pecado, sua reação foi completamente diferente da de Saul. Ele se arrependeu totalmente de seu coração. Saul havia desobedecido à ordem direta de Deus. Ele então quis um disfarce, para que o homem não soubesse. A preocupação de Davi estava com Deus. No Salmo 51, ele derrama seu arrependimento e vemos a atitude de seu coração: “Contra você, você só pecou e fiz o que é mau aos seus olhos” (v4). Ele não é um homem da Antiga Aliança que apenas conhece o ritual externo ("Você não se deleita com o sacrifício, caso contrário eu o daria; você não está satisfeito com o holocausto" (v16)); mas um homem da Nova Aliança escrito no coração ("Crie em mim um coração limpo, ó Deus" ( v10)).

O pecado de Saul foi um profundo pecado radical de desobediência a Deus, do qual ele nunca se arrependeu. Davi caiu na fraqueza de sua carne, mas seu arrependimento não apenas trouxe o perdão de Deus, mas também uma bênção para os milhões que leram Salmo 51 até hoje.

Epílogo

Pelo menos três vezes, com terminologia diferente, as Escrituras nos falam do caminho da morte (e do modo de vida). Em Provérbios "Existe um caminho que parece certo para um homem, mas seu fim são os caminhos da morte ." Este versículo ocorre duas vezes para enfatizar (14:12 e 16:25). Em Mateus “Entre pelo portão estreito; pois o portão é largo, e o caminho é amplo que leva à destruição , e muitos são os que entram por ele. Pois o portão é pequeno, e o caminho é estreito que leva à vida , e poucos são os que a encontram ” (Mateus 7:13). Em 2 Coríntios “... servos de uma Nova Aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata , mas o Espírito dá vida (2 Cor 3:6).

O caminho de Saul parecia correto para ele, mas levou à morte e destruição. Era o caminho mais amplo da multidão e era a Antiga Aliança.

O jeito de Davi parecia errado. Enfrentar Golias parecia louco. Seus homens devem ter pensado que ele estava louco quando duas vezes poupou Saul. Muitas vezes ele tinha que andar sozinho. Ele era um homem da Nova Aliança de comunhão pessoal com Deus e trilhou o caminho estreito que leva à vida.

Se queremos vida como Davi, Jesus é sua fonte. Ele veio para que pudéssemos ter vida e tê-la em abundância. Vamos até Ele e bebemos, para que em nós possa haver um poço de água brotando para a vida eterna e que de nós possa fluir Seus rios de água viva.