Reconciliação Universal

“Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude, e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz” (Col 1:19,20).

Introdução

Quando estudamos as escrituras sobre o destino final dos incrédulos, encontramos uma aparente contradição.

Algumas escrituras parecem dizer que toda a raça humana será salva. Considere o seguinte:

Outras escrituras parecem ensinar que os incrédulos sofrerão tormento eterno.

Como podemos conciliar essa aparente contradição nas escrituras? Como os dois ensinamentos podem estar corretos?

Salvação Universal

Começaremos considerando as escrituras que nos levam a acreditar que tudo acabará sendo salvo. Nenhuma escritura isolada é conclusiva neste ponto, mas a evidência de várias escrituras quando reunidas é extremamente forte.

Apocalipse 5:13 diz: “E ouvi a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que estão no mar, e a todas as coisas que neles há, dizendo: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.” Todo ser criado é ouvido louvando a Deus. Isso dificilmente poderia acontecer enquanto 90% da raça humana estivesse permanentemente perdida e sofrendo tormento agonizante!

1 Coríntios 15:22-24 faz uma forte declaração sobre a salvação universal: “Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força”. Algumas pessoas dizem que isso significa “Todos os que estão em Cristo serão vivificados”; mas não é isso que a Bíblia diz. Paulo aqui simplesmente diz que “todos morrem em Adão, e em Cristo todos serão feitos vivos”, embora não ao mesmo tempo ou todos nesta era. A salvação não é para todas as pessoas nesta vida, mas em idades e estágios progressivos.

Encontramos mais evidências disso em 1 Pedro 3:19-20. Lemos que “Cristo foi aos espíritos na prisão os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé”. Esses versículos difíceis são esclarecidos no capítulo 4, versículo 6: “Porque por isto foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito”. Pedro não está aqui se referindo aos santos justos do Antigo Testamento; ele está falando daqueles diante do dilúvio de quem Deus disse que “toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente” (Gênesis 6:5). Vemos até estes eventualmente se tornando vivos no espírito.

Colossenses, capítulo 1, versículos 16,19 e 20 são muito importantes. Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudofoi criado por ele e para ele.. ... Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus. Esses versículos afirmam claramente que Deus criou todas as coisas através de Jesus, e reconciliou todas as coisas para si mesmo através de Jesus. Eles até sugerem que espíritos que agora são maus serão eventualmente reconciliados com Deus.

Outra escritura ajuda a estabelecer o caso da salvação de todos: 1 Tim 4:10 diz:“Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis”. Este versículo implica que Deus salva tudo, mas salva os crentes em algum sentido especial. Para os crentes, há salvação do pecado, doença e muitos outros males nesta vida, e salvação do julgamento vindouro. Para os incrédulos, a salvação não é até mais tarde.

Devemos olhar para mais uma escritura: “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém” (Rom 11:36). Devemos acrescentar a isso “exceto 90 ou talvez 99% da raça humana, a coroa e a glória de Sua criação, que Ele criou à Sua própria imagem para governar o universo, que estão destinados ao tormento perpétuo no inferno”?

Danação Eterna

Agora consideraremos o ensino da Bíblia sobre a condenação eterna. A Bíblia fala de fogo eterno, punição eterna, destruição eterna (perdição) e julgamento eterno. Todo mundo que acredita na inspiração das Escrituras deve levar essas declarações a sério. No entanto, ninguém que acredita e experimenta um Deus de amor pode se sentir à vontade com a idéia de bilhões de outras criaturas da raça humana sofrendo tortura perpétua, sem esperança de um fim. A Bíblia realmente diz isso?

Aion e Aionios

A doutrina do castigo eterno repousa no significado de duas palavras gregas: o substantivo aion (αἰων) e seu adjetivo aionios (αἰωνιος).

O substantivo aion é usado de várias maneiras diferentes no Novo Testamento. A maneira que nos interessa é o seu uso em frases como eis ton aiona (εἰς τον αἰωνα - literalmente até a era) e eis aionas aionon (εἰς αἰωνας αἰωνων - literalmente para eras de eras). Nas traduções tradicionais, essas frases são traduzidas para sempre e para todo e sempre. Por exemplo, “E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre” (Ap 14:10). O adjetivo aionios tem sido tradicionalmente traduzido eterno. Encontramos as frases positivas vida eterna, herança eterna etc. e as frases negativas fogo eterno, julgamento eterno, destruição eterna (perdição) e punição eterna..

Essas palavras e frases foram traduzidas corretamente para o português? Ou os tradutores podem ter entendido errado?

Como alguém pode saber ao certo o que significa qualquer palavra grega ou hebraica antiga, agora que todas as pessoas que falam essas línguas morrem por muito tempo? A resposta é que devemos procurar em todos os lugares da Bíblia, ou outra literatura da época, onde as palavras são usadas. Temos então que encontrar um significado que se ajuste a todos os diferentes contextos. No caso do grego, podemos pesquisar no Novo Testamento e na Septuaginta (a versão grega do Antigo Testamento).

Várias frases na Septuaginta e no Novo Testamento mostram que muitas vezes eis ton aiona não pode ser traduzida para sempre.

Todas essas frases são claramente limitadas no tempo. Muitos deles implicam para a vida.

As seguintes frases no Novo Testamento mostram que aionios nem sempre podem ser traduzidos para sempre:

Muitos escritores, inclusive eu, ensinaram que, como aion significa literalmente uma idade, essas frases são traduzidas corretamente para a idade e por eras de idades. Eles também dizem que, como aion significa uma idade, o adjetivo aionios deve significar duração da idade em vez de eterna. Punição e julgamento são, portanto, duradouros e não eternos. Eles não continuam indefinidamente por toda a eternidade, mas terminam quando seu objetivo é cumprido.

Embora eu concorde totalmente com essa conclusão, acredito que esse meio de alcançá-la não está correto. Eu acredito que o erro vem de não estudar o hebraico do qual o grego é traduzido. Certamente é verdade que em alguns contextos no Novo Testamento aion significa idade. No entanto, quando em português temos as frases para sempre e para sempre e sempre, o grego literal é para os aions e para o aions dos aions. Para a idade e para as idades das eras não fazem sentido. No entanto, ambas as frases dessas teses ocorrem comumente na Septuaginta para traduzir a frase hebraica para olam. A palavra grega aionios também é usada para traduzir esta palavra hebraica olam.

Este substantivo hebraico olam não significa uma idade. De fato, vem de uma raiz de verbo alam que significa ocultar. A palavra olam implica tempo oculto. A frase para olam aguarda o futuro, tanto quanto podemos ver no futuro horizonte de tempo, além do qual tudo está oculto. A frase de olam olha para trás, tanto quanto podemos ver no horizonte do tempo passado, além do qual também tudo está oculto.

Quando nos voltamos para o Novo Testamento, descobrimos que o substantivo aion e o adjetivo aionios são usados exatamente da mesma maneira. Eles olham para trás ou para frente no horizonte do tempo, além do qual não podemos ver. Essas palavras se referem ao reino espiritual oculto, que é antes, durante e depois do tempo.

As coisas de Deus pertencem a um reino que está além do tempo. A vida eterna, ou como eu preferiria dizer, a vida aeoniana não significa simplesmente a vida que dura para todo o sempre. Pelo contrário, significa vida espiritual que podemos experimentar aqui e agora, e que pertence a um reino que está acima e fora do tempo. Jesus disse: “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3). Da mesma forma, o julgamento aeoniano não é o julgamento que dura para todo o sempre. Pelo contrário, é um julgamento que ocorre no reino oculto do espírito.

A ciência também tem uma contribuição a fazer sobre esse assunto. Tanto o tempo quanto o espaço tiveram um começo, talvez no big bang. Eles também terão um fim, talvez quando o universo entrar em colapso. O próprio Deus está fora do espaço e fora do tempo. Ele fez os dois. Se o tempo deixar de existir, a eternidade terá algum significado?

Estudei o significado das palavras gregas e hebraicas com muito mais detalhes, bem como aspectos científicos do assunto, nos artigos The Aeonian Realm e Aion and Olam.

O homem rico e Lázaro

E a bem conhecida história em Lucas, capítulo 16, do homem rico e Lázaro e “o grande abismo consertado” entre eles depois que morreram? A maioria das pessoas nunca olha detalhadamente essa passagem e apenas assume que Jesus estava falando sobre salvação individual e destino após a morte. Vamos olhar mais de perto.

O contexto desta passagem é definido alguns versículos anteriormente: “Os fariseus, que adoravam dinheiro, ouviram tudo isso e zombavam de Jesus.” Jesus estava falando com as pessoas espiritualmente privilegiadas de sua dia. O homem rico, vestido de roxo e vivendo de luxo, era uma foto deles. O pobre mendigo Lázaro, à sua porta, vestido de trapos com cães lambendo suas feridas, retrata o estranho espiritual. Cães são animais impuros.

Ambos morrem, e encontramos Lázaro não no céu, mas no seio de Abraão. Como poderia um pagão ignorante como Lázaro acabar no seio de Abraão, enquanto um filho de Abraão estava atormentado? O homem rico continuamente se dirigia a Abraão como pai, mas Abraão nunca o chamava de meu filho. Essa história foi chocante e ofensiva para seus ouvintes originais.

E o abismo? Houve um abismo entre judeus e gentios durante a maior parte dos últimos 2000 anos. A igreja perseguiu amargamente os judeus, e os judeus odiaram o que eles pensavam ser a fé cristã. Quase nada passou pelo abismo entre eles. Como o homem rico, os judeus passaram grande parte desse tempo atormentados.

Qualquer que seja a natureza desse abismo, o fato de ter sido consertado na época não significa necessariamente que sempre será consertado. Se Deus pode mover montanhas, ele também pode preencher abismos.

Muitos judeus, tanto na terra de Israel quanto na diáspora, agora estão retornando ao verdadeiro seio de Abraão e crendo em seu Messias. Muitos membros das igrejas, apesar de pensarem que são filhos de Abraão, têm um grande abismo fixo entre eles e Deus.

Pré-Existência

Bíblia contém fortes evidências de que existimos como espíritos com Deus antes de entrarmos em nossos corpos humanos. O livro de Eclesiastes faz uma declaração clara: “o pó retorna ao solo de onde veio e o espírito retorna a Deus que o deu” (Ec 12:7). A palavra retornar não pode significar outra coisa senão voltar para onde você veio. Se existíssemos como espíritos com Deus antes de entrar neste mundo, o tormento eterno e a separação de Deus depois de deixar este mundo seriam absurdos. Como poderia um Deus amoroso e sábio enviar espíritos para este mundo sabendo que eles provavelmente nunca voltariam para ele, mas passariam a eternidade em dor e sofrimento indescritíveis?

Eu discuti esse tópico com mais detalhes em uma redação em inglês intitulada Pre-Existence.

Ensino Tradicional da Igreja

A igreja nem sempre ensinou o julgamento eterno? Certamente todos os cristãos concordam com isso? A resposta é não. Alguns pais da igreja primitiva acreditavam na salvação universal. O mais conhecido deles é provavelmente Orígenes.

Nos últimos 400 anos, quase todas as traduções da Bíblia seguiram a visão tradicional do castigo eterno. Sem dúvida, isso teve uma forte influência na crença popular. Mesmo assim, houve pessoas que discordaram.

De qualquer maneira, a igreja nem sempre está certa! A maioria das pessoas que se dizem cristãs acredita que o papa é o chefe da igreja e segue todos os ensinamentos da Igreja Católica Romana! Às vezes na história da igreja quase toda a hierarquia tem sido totalmente corrompida, tanto na doutrina quanto na vida. Nunca devemos nos surpreender ao descobrir que a maioria das pessoas está errada. Devemos aprender a buscar Deus por nós mesmos e, se necessário, segui-lo sozinho.

A igreja dominante tem um bom motivo para ensinar o julgamento eterno. Incapaz de atrair pessoas mostrando o amor, alegria, paz e perdão oferecidos livremente em Cristo, a igreja dependeu de ameaças de tormento futuro para manter seu domínio sobre seus membros. O julgamento eterno tem sido a linha do partido. Todos os versículos que o contradizem foram ignorados ou distorcidos para significar algo diferente de seu significado óbvio. Estamos tão acostumados com a mentira, que achamos difícil aceitar a verdade.

Punição futura

O Novo Testamento, sem dúvida, fala de punição para aqueles que rejeitam Jesus Cristo. Jesus e os apóstolos ensinaram isso como uma certeza. Deus não pode aceitar pecadores impenitentes. Ele não seria justo e santo se pudesse. Agora devemos considerar a natureza do que aguarda o incrédulo.

Em Mateus 18:8-9, Jesus fala de aionios fogo e uma Geena de fogo. Encontramos a mesma imagem no lago de fogo no livro do Apocalipse. O fogo destrói, mas não destrói tudo. Paulo disse aos coríntios (1 Cor 3:12-15) que era possível construir com ouro, prata e pedras preciosas, ou com madeira, feno e palha. O fogo testa o trabalho de todos os homens. Claramente madeira, feno e palha serão destruídos; ouro, prata e pedras preciosas não.

O fogo é um agente de limpeza. Apareceu quando Deus deu a lei a Moisés no Monte Sinai. Ao longo das escrituras, é um símbolo da presença de Deus. Nosso Deus é um fogo consumidor (Hb 12:29). Significa especialmente o Espírito Santo santificador. O enxofre que acompanha o fogo também era usado como agente purificador nos tempos antigos. Em grego, é theion (θειον), o singular neutro do adjetivo theios (θειος) que significa divino. Obviamente, está relacionado a Deus.

Em Mateus 25:46, Jesus fala de punição aionios. O grego tem duas palavras para punição. Κολασις (kolasis), a palavra usada aqui, tem o senso de correção e vem de uma raiz que originalmente significa podar. Podamos árvores na esperança de obter mais frutas - não com fúria retributiva!

Devemos agora revisitar Apocalipse 14:10,11: “e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre ...”. Alguém pode imaginar Jesus supervisionando a tortura incessante e interminável de vastos números da raça humana? O atormentador da inquisição mais endurecido dificilmente poderia fazer uma coisa dessas. No entanto, Jesus supervisionaria alegremente a purificação de todos os que dela precisam. Isso seria totalmente consistente com o caráter de quem deu a própria vida em agonia para salvar a todos.

Agora devemos ver que o inferno não é um lugar de tormento sem mitigação e interminável. Pelo contrário, é um local de julgamento para correção. Começamos a ver um Criador amoroso que não se contentará com suas criaturas até que sejam finalmente purgadas e limpas de todo pecado. Ele está tendo dores infinitas sobre a perfeição deles. Seus propósitos podem levar muito tempo para serem completos, mas no final serão perfeitamente realizados.

O plano geral de Deus

Agora devemos considerar as implicações mais amplas de nosso argumento. Se a visão tradicional estiver correta, Adão e Eva de seu livre arbítrio foram enredados por Satanás e pecaram contra Deus, mergulhando toda a sua raça no pecado. Jesus sofreu e deu a vida por toda a humanidade, mas apenas reconquistou uma proporção muito pequena de nossa raça por Deus, deixando uma grande maioria permanentemente nas mãos de Satanás para viver e morrer e depois sofrer tormento perpétuo e indescritível. Muitos de nós aceitaram relutantemente esse ponto de vista porque parecia ser o que diziam as escrituras.

Tal visão implica que Satanás é quase igual a Deus. Provavelmente emprestou muito do paganismo, onde deuses do bem e do mal lutavam entre si em termos aproximadamente iguais. O paganismo sempre dá ao mal uma posição exaltada e freqüentemente incentiva seus seguidores a adorá-lo.

Podemos descobrir uma visão bíblica do lugar do mal? Vamos nos voltar primeiro para Romanos 8:20 e 21: “Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.” Nesta passagem, Deus claramente assume a responsabilidade pela queda da criação. Ele submeteu a criação à futilidade na esperança de sua libertação futura. Tudo fazia parte de seu plano criativo completo. Ele não perdeu o primeiro turno em um conflito com Satanás. Ele planejou positivamente que os eventos fossem assim.

Por fim, devemos ver que Deus assume a responsabilidade pelo mal e o usa para realizar seus propósitos. No capítulo 45 de Isaías, Deus declara sua soberania. Ele afirma que levantou Ciro, um rei pagão, para seus propósitos. No versículo 5, ele diz: “Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim não há Deus”. No verso 7, ele acrescenta: “Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.” O bem e o mal não são duas forças opostas, como branco e preto no tabuleiro de xadrez, lutando pelo domínio do universo. Deus criou todas as coisas, incluindo o mal, para servir a seus próprios propósitos, e ele está no controle total.

O profeta Habacuque lutou com esse problema. Leia o capítulo 1, versículos 5 e 6: “Vede entre os gentios e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizarei em vossos dias uma obra que vós não crereis, quando for contada. Porque eis que suscito os caldeus, nação amarga e impetuosa” Deus levantou um povo maligno para descobrir seus propósitos de julgamento e correção para Israel. Habacuque, como nós, achou difícil de entender.

Em Romanos 9:17, Paulo cita Êxodo 9:16 para afirmar enfaticamente que Deus levantou Faraó. O faraó é como Satanás, mantendo o povo de Deus em cruel escravidão e cativeiro até que o libertador venha libertá-lo. Paulo continua declarando a absoluta soberania de Deus.

Quando começamos a ver Satanás e as nações más e más como ferramentas nas mãos de Deus para realizar seus propósitos, tudo começa a ficar claro. Deus mergulhou toda a criação no pecado, para que pudesse trazê-la novamente, tendo conhecido o mal e escolhido o bem.

Jó em sua integridade inocente certamente era agradável aos olhos de Deus. A obra de Deus, no entanto, não foi concluída. Quão maior foi a apreciação, o amor e a compreensão de Jó por Deus depois que ele sofreu. Como toda a criação, ele teve que descer antes que pudesse subir a uma altura maior. Acima de tudo, no próprio Jesus, vemos o mesmo padrão. Ele desceu degraus da maior altura para as mais baixas profundezas, antes que Deus o levantasse novamente à mais alta glória à sua mão direita.

Conclusão

Se essas coisas são verdadeiras, que efeito elas terão sobre nossas atitudes em relação a Deus e ao homem? Incentivamos os pecadores a continuar em seus maus caminhos, eliminando a ameaça da condenação eterna? Não! Resta “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” (Hb 10:31). É infinitamente melhor andar nesta vida em comunhão com Jesus Cristo e em união com Deus do que viver nossos dias aqui nas trevas e no pecado. Paulo foi constrangido a ser um “embaixador de Cristo” não pelo medo do inferno, mas pelo medo do Senhor e pelo amor de Cristo (2Cor 5:11,14,20). Não vemos mais os assinantes da raça humana que estão a caminho do inferno, a maioria dos quais estará permanentemente perdida. Vemos cada um como uma criação de Deus para quem Ele tem um propósito que será realizado. Nosso amor pelo homem aumentará.

Como então vemos Deus nesta nova luz? Primeiro, vemos seu poder enormemente aumentado. Nós o vemos exaltado muito acima de tudo e em total domínio sobre sua criação. Em segundo lugar, vemos sua sabedoria em nova glória. Seu plano é muito mais sábio e profundo do que havíamos visto anteriormente. Em terceiro lugar, temos uma nova visão do seu amor. Ele realmente ama cada um dos bilhões de membros desta raça humana com um amor que acabará por trazer tudo à perfeição. “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! .... Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém” (Romanos 11:33, 36).

Postscript

Jonah relutantemente foi a Nínive e disse ao povo daquela cidade que eles tinham 40 dias para se arrepender antes que sua cidade fosse derrubada. Surpreendentemente - pelo menos para nós - toda a cidade creu em Deus, proclamou um jejum e vestiu um saco. Qual foi a reação de Jonah a isso? Jonas ficou muito descontente e ficou com raiva. Deus então disse a Jonas: “E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?”

Se você há muito tempo acredita na condenação eterna dos pecadores e os avisa de tormento sem fim, e agora começa a ver que as coisas não são como você pensava, você reagirá como Jonas com ressentimento pela misericórdia e amor de Deus? ou você se alegrará por sua graça e bondade irem muito além do que você havia imaginado anteriormente?