A Cruz na História, Escritura e Igreja

Introdução

A Trindade é a doutrina central da religião cristã, e a cruz é seu símbolo universal. A cruz e a Trindade têm quatro características em comum surpreendentes, quase inacreditáveis.

Escrevi separadamente sobre a Doutrina da Trindade, e, neste escrito, examinarei o símbolo da cruz. Vou considerar cada um desses quatro recursos separadamente.

A Igreja e o Mundo Moderno

Na igreja e no mundo moderno, a cruz é surpreendentemente onipresente. Você vê isso em todos os lugares.

As cruzes vêm em todas as formas e tamanhos, de menos de um cm de comprimento em colares femininos a quase 60 metros em várias cidades do mundo. Cruzes gregas, cruzes romanas, cruzes celtas, cruzes de Malta e cruzes de Santo André têm formas diferentes.

Em muitas igrejas, o clero e as congregações freqüentemente fazem o sinal da cruz sobre seus corpos. Freqüentemente, eles se curvam diante da cruz quando entram no prédio. Os bebês são batizados com o sinal da cruz feito em suas testas.

Muitas igrejas são construídas em forma de cruz e adornadas com cruzes por dentro e por fora.

Nos países católicos romanos, cruzes e crucifixos são visíveis em todos os lugares e os festivais da igreja são frequentemente celebrados por procissões carregando cruzes altas para que todos possam ver.

Muitos belos hinos foram escritos sobre a cruz.

28 países têm cruzes em suas bandeiras. O Reino Unido ainda tem três cruzes - St Andrews Cross, St George’s Cross e St Patrick’s Cross - em sua bandeira.

Alguns atletas usam cruzes para trazer sorte e pessoas supersticiosas acreditam que as cruzes os protegerão do mal.

Cemitérios no mundo ocidental são uma massa de cruzes; talvez na esperança pagã de que isso facilite as viagens de seus ocupantes ao outro mundo!

A cruz é tão proeminente na igreja que esperaríamos encontrar a mesma proeminência dada a ela no Novo Testamento. Vamos voltar para a Bíblia e ver.

A Bíblia

Quando nos voltamos para o Novo Testamento, encontramos dois problemas principais.

Em primeiro lugar, a ausência da palavra Cruz

A palavra portuguesa cruz ocorre cerca de 30 vezes no Novo Testamento, mas e o grego original? Surpreendentemente, acredite ou não, isso não ocorre uma vez!

O substantivo português cruz é uma tradução errada do substantivo grego σταυρος (stauros), que na verdade significa uma estaca vertical sem barra transversal. O verbo em português crucificar é uma tradução errada do verbo grego σταυροω (stauroo), que obviamente vem de σταυρος e significa empalar em uma estaca. (Para obter detalhes completos, consulte as definições de Strong de σταυρος e σταυροω.)

A verdade simples é que Jesus não foi crucificado em uma cruz, mas empalado ou pregado em uma estaca.

Em João 3:14, Jesus predisse a maneira de sua morte: “E assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado.” Como Moisés levantou a serpente no deserto? Podemos descobrir em Nm 21: 8,9, “o Senhor disse a Moisés: ‘Faça uma serpente de fogo e ponha-a sobre uma haste, e todo aquele que for mordido, ao vê-la, viverá.’ Então Moisés fez uma serpente de bronze e a colocou em uma haste”. Moisés não colocou a serpente em uma cruz, mas em um poste ou estaca.

Pedro escreveu: “Ele mesmo levou os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro” (1Pe 2:24). (Veja ξυλον de Strong para a palavra grega traduzida como árvore.)

Por último, devo acrescentar que no Novo Testamento, as palavras σταυρος e σταυροω (normalmente traduzidas como cruz e crucificar) ocorrem apenas nos escritos de Paulo (aparte, é claro, dos evangelhos e do livro de Atos, e σταυρος uma vez em hebraico e σταυροω uma vez em Apocalipse). Nem Pedro, nem Tiago, João ou Judas jamais mencionam qualquer uma dessas palavras em seus escritos. Por que não, se a cruz é central para o Cristianismo?

Em segundo lugar, a ausência do símbolo da Cruz

O Novo Testamento não contém absolutamente nenhum registro da cruz sendo usada como um símbolo.

Os prédios da igreja no Novo Testamento nunca tiveram cruzes porque não havia prédios da igreja! Muito simplesmente, a igreja do Novo Testamento não tinha imagens ou ícones, incluindo cruzes. Ninguém precisava ou queria eles. A fé em Jesus era uma questão interna do coração. Todas as coisas externas vieram depois.

Paulo realmente usou recursos visuais para explicar a morte de Jesus. Ele disse isso em Gálatas 3: 1, onde escreveu: “Ó tolos gálatas! Quem te enfeitiçou? Foi diante de seus olhos que Jesus Cristo foi publicamente retratado como crucificado.” Qual foi o auxílio visual? Não foi uma apresentação de PowerPoint e não acredito que tenha sido o entalhe de uma cruz. Foi algo muito melhor. Foi a vida do próprio Paul. Ele manifestou em sua própria vida a morte e ressurreição de Jesus. Ele era o auxílio visual!

O 2º Mandamento diz: “Não faças para ti imagem esculpida ou qualquer semelhança de qualquer coisa que esteja no céu em cima, ou na terra em baixo, ou que esteja nas águas debaixo da terra” (Êx 20: 8). A cruz é uma imagem esculpida da estrutura de madeira na qual a maioria das pessoas acredita que Jesus morreu.

Devemos retornar à serpente de fogo que Moisés colocou em uma haste. Lemos em 2Rs 18: 4, quase 1000 anos depois, que “O rei Ezequias removeu os lugares altos e quebrou as colunas e cortou a Asherah. E despedaçou a serpente de bronze que Moisés tinha feito, porque até aqueles dias o povo de Israel lhe tinha feito ofertas ”. Como se atreveu a destruir um objeto tão sagrado e tão antigo? Um incrível ato de bravura!

A origem do símbolo da cruz não estava no Novo Testamento, mas muito antes, como veremos agora.

A Origem do Símbolo da Cruz

De acordo com o World Atlas (Atlas Mundial), “Um vasto corpo de evidências mostra que a cruz foi usada séculos antes do nascimento do Cristianismo. Acredita-se que a cruz tenha se originado dos antigos babilônios antes de se espalhar para outras partes do mundo, como Síria, Egito, grego, latim, Índia e México. ”

Em outras palavras, a cruz é simplesmente um símbolo pagão. Sua origem, como símbolo, não estava na morte de Jesus, mas muito antes em muitas religiões antigas diferentes.

Na religião babilônica, a cruz se relacionava com o deus Tamuz, mencionado por Ezequiel: “Então me levou até a entrada do portão norte da casa do SENHOR, e eis que estavam sentadas mulheres chorando por Tamuz” (Ez 8:14). A primeira letra de Tammuz era a letra T babilônica ou ✞, exatamente a mesma forma da cruz “cristã” tradicional. Este sinal (✞) foi marcado no batismo nas testas daqueles iniciados nos mistérios da Babilônia, exatamente da mesma maneira que é marcado nos bebês nas cerimônias cristãs tradicionais.

Na antiga religião egípcia, a cruz era o símbolo Ankh como uma letra T com um círculo acima (☥). Representou a vida eterna.

No hinduísmo, a cruz tinha a forma de uma suástica (卐), que, é claro, Hitler adotou como um símbolo da raça ariana, da qual afirmava que os alemães eram descendentes.

Muitos sites fornecem muitos detalhes sobre cruzes em religiões antigas, incluindo o artigo do site do World Atlas A História da Cruz Cristã mencionada acima. Não preciso dizer mais nada.

Adoção do Símbolo da Cruz pela Igreja

Quando a igreja adotou a cruz como seu símbolo central?

O uso da cruz como símbolo entre os cristãos parece ter começado no segundo ou terceiro século depois de Cristo. No entanto, não se espalhou até a época do imperador Constantino.

Em 312 DC, o general romano Constantino proclamou-se imperador e marchou com seu exército contra o imperador existente, Maxentius, em Roma. Eles se encontraram e lutaram na batalha da Ponte Milvian nos arredores de Roma.

Segundo a lenda, Constantino e seu exército viram uma cruz de luz no céu acima do sol com as palavras, “in hoc signo vince” - “neste signo conquiste”. Ele enviou seus soldados para a batalha com o sinal da cruz em seus escudos. Eles mataram Maxêncio e derrotaram seu exército, cortaram sua cabeça e carregaram-na para Roma em uma lança. Constantino então se tornou o novo imperador romano. (Para mais detalhes veja Battle of Milvian Bridge (Batalha da Ponte Milvian).)

Séculos mais tarde, os cruzados foram à guerra da mesma maneira, com grandes cruzes vermelhas pintadas em suas túnicas para reconquistar a Terra Santa dos infiéis. Eles massacraram todos os judeus que encontraram em seu caminho.

A conversão de Constantino foi através da visão de uma cruz; a conversão de Saulo de Tarso foi através de uma visão de Jesus. Saulo se tornou o apóstolo Paulo; Constantino tornou-se imperador romano. Paulo passou o resto de sua vida pregando e ensinando sobre Jesus por todo o Império Romano; Constantino continuou suas conquistas militares e passou a trazer o paganismo e as práticas pagãs para a igreja.

Constantino decidiu que o Cristianismo deveria se tornar a religião de todo o Império Romano, mas ele se sentiu livre para modificá-lo da maneira que quisesse. Antes de sua conversão, ele adorava o deus sol e continuou esta prática como antes. Ele mudou o sábado para o domingo (Sunday em ingles). Ele transformou o dia 25 de dezembro, originalmente a Festa do Sol Invicto, no nascimento de Jesus ou Natal. Ele odiava os judeus e tudo o que era judeu, por isso substituiu a Páscoa pela Páscoa, também uma festa pagã. Os templos tornaram-se igrejas.

O pior ainda estava por vir. Nos séculos seguintes, a igreja cresceu em poder político até dominar a Europa. Com o passar do tempo, começou a torturar e matar todos os que se opunham a ele. Isso incluía verdadeiros seguidores de Jesus e judeus.

Muitas vezes aceitamos coisas que vimos e aprendemos desde a infância, sem ver como são estranhas. A maioria de nós está tão familiarizada com a cruz que não vemos como ela é um símbolo peculiar para a religião cristã. Se Jesus tivesse enfrentado um pelotão de fuzilamento, seus seguidores teriam adotado a arma como símbolo? Se ele tivesse morrido pela espada, as igrejas de hoje seriam decoradas com espadas? Eu duvido! Então, por que colocar cruzes em todos os lugares? Estranho mesmo!

O único símbolo genuíno da fé de Jesus é a vida transformada de seus verdadeiros seguidores.

Conclusão

Permitam-me repetir os seguintes quatro pontos sobre a doutrina da Trindade e o símbolo da cruz.

As mesmas coisas são verdadeiras sobre o Natal, a Páscoa, os edifícios da igreja, as hierarquias eclesiásticas, as vestes eclesiásticas e muito mais. Todas essas coisas vieram da Babilônia e de outras religiões antigas. Todas essas são características de uma igreja apóstata.

Surpreendentemente, mais uma vez, muito disso foi previsto no Novo Testamento. Jesus, Pedro (2 Pet 2:1), Paulo (2 Cor 11:13), João (1John 4:1) and Judas (Jude 4) todos previram que falsos profetas viriam entre o povo de Deus. Todos eles previram uma futura igreja apóstata. O próprio Jesus previu um grande nível de engano: “Pois surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão grandes sinais e prodígios, a fim de enganar, se possível, até os eleitos” (Mt 24:24).

A predição mais clara da igreja apóstata foi dada a João no exílio na ilha de Patmos. Ele viu a igreja como um reavivamento da antiga Babilônia. Sua visão principal aparece em Apocalipse 17: 1-6. As palavras finais desta passagem são, “E em sua testa estava escrito um nome de mistério:‘ Babilônia, a grande, mãe das prostitutas e das abominações da terra ’. E eu vi a mulher, embriagada com o sangue dos santos, o sangue dos mártires de Jesus. Quando a vi, fiquei muito maravilhado ” (Ap 17: 5,6). John estava pasmo. Ele não conseguia acreditar no que estava vendo. Os simples seguidores de Jesus que ele conhecera foram sequestrados em uma enorme organização humana que torturou e assassinou os verdadeiros seguidores de Jesus e fez tudo isso em seu nome.

As palavras finais de João sobre a Babilônia foram: “Então eu ouvi outra voz do céu dizendo: 'Sai dela, povo meu, para que não participes dos seus pecados, para que não participes nas suas pragas; porque os seus pecados estão amontoados até o céu, e Deus se lembrou das suas iniqüidades '” (Ap 18: 4,5).