Cinco Ministérios

Introdução

Em sua carta aos efésios, Paulo escreveu cerca de cinco ministérios diferentes. Esses ministérios são os presentes de Jesus à sua igreja.

Em Ef 4:8, Paulo escreveu "Quando ele (Jesus) subiu ao alto ... ele deu presentes aos homens".

Em Ef 4:11 Paulo nos diz o que são esses ministérios:

Nos versículos seguintes, Paulo descreve o propósito desses ministérios:

“...o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente” (Ef 4:12-14).

Paulo viajou pelo Império Romano pregando o evangelho de Jesus Cristo a pessoas que nunca ouviram seu nome. Muitas pessoas acreditaram na mensagem de Paulo e experimentaram um novo nascimento através do Espírito Santo. Eles se tornaram bebês em Cristo.

Os bebês humanos são os filhotes mais indefesos de todo o reino animal. No nascimento, eles nem conseguem mover seus corpos sem a ajuda de sua mãe. Eles não podem comer alimentos sólidos por vários meses. Um ano se passa antes que eles possam andar e outro ano antes de poderem comunicar suas necessidades. Eles levam 15 anos ou mais para atingir a maturidade física. Eles precisam de mães, pais e outros ajudantes e professores para trazê-los através dos muitos anos que levam para atingir a maturidade física e mental.

Deus descreve os novos crentes como bebês espirituais. Como bebês humanos, eles devem passar da concepção ao nascimento. Eles devem então progredir do leite espiritual para o alimento espiritual sólido. Eles devem aprender a andar no espírito. Eles devem crescer gradualmente até a maturidade espiritual. Durante todo esse processo, eles devem ser protegidos dos muitos perigos que existem em seu caminho.

O propósito dos apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e professores é levar bebês espirituais da concepção espiritual à maturidade espiritual.

Esses cinco ministérios estão disponíveis para nós hoje? Eles estão funcionando em nossas igrejas? Eles estão lá, mas não são reconhecidos? Ou eles se tornaram redundantes, como algumas pessoas acreditam, depois que a Bíblia foi concluída e a igreja foi estabelecida?

Consideraremos esses ministérios um por um, mas primeiro notamos que o próprio Jesus exerceu todos os cinco

Jesus

Por favor, leia as seguintes passagens sobre Jesus.

Claramente, Jesús ejerció los cinco de estos ministerios. No recibió entrenamiento humano sobre cómo ser apóstol, profeta o cualquier otro de estos ministerios. Hizo todo a través del poder y la guía del Espíritu Santo.

Cuando ascendió al cielo, además de enviar el Espíritu Santo, también dio estos cinco ministerios a la iglesia. Como en el caso de Jesús, ninguno de estos ministerios viene a través de la habilidad natural o el entrenamiento humano. Ninguna universidad bíblica o seminario teológico puede entrenarlo para ser apóstol. Todos estos ministerios son dones de Jesús y solo pueden venir a través del poder del Espíritu Santo.

Evangelistas

Antes de sua ascensão, Jesus apareceu aos 11 discípulos restantes e deu-lhes suas famosas últimas instruções: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15).

Muitas pessoas acreditam e ensinam que Jesus deu esse mandamento, não apenas aos 11 discípulos, mas a todos os seus seguidores de todos os tempos, inclusive a nós. Eu acreditei nisso por muitos anos. Mas pense novamente! Jesus já havia preparado e treinado esses 11 homens para sua tarefa. Ele já os havia enviado com as instruções: “Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios” (Mt 10:8). Ele já os havia equipado com poder, “Eis que vos dou poder para pisar em serpentes e escorpiões, e sobre toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum” (Lucas 10:19). A maioria de nós não teve esse tipo de preparação e não é chamada para ser evangelista.

Todo verdadeiro crente pode dar um testemunho do que Deus fez em sua vida, mas nem todo crente é chamado para ser evangelista..

Pedro foi o evangelista mais poderoso do Novo Testamento. Ele falou no dia de Pentecostes e 3000 pessoas acreditaram em suas palavras e foram batizadas.

Evangelistas são pessoas que receberam um presente e chamado especial. Algumas pessoas, como Billy Graham, terão poderosos ministérios internacionais e levarão muitas pessoas à fé em Jesus. A maioria terá ministérios menores, mas ainda valiosos, em sua área local.

Os evangelistas precisam dos dons de curar e expulsar espíritos malignos. Quando os incrédulos vêem esses sinais, eles crerão.

Pastores

No Novo Testamento, as igrejas nunca eram lideradas e dirigidas por uma única pessoa chamada pastor. Eles foram liderados por um grupo de anciãos. Quando a Igreja Católica Romana subiu ao domínio, gradualmente tudo mudou. Quase todas as igrejas passaram a ter um único líder chamado sacerdote. Após a Reforma, a maioria das denominações protestantes manteve a idéia de liderança única, mas mudou o título do líder para ministro ou pastor.

O ministério de um pastor não tem nada a ver com ser um líder da igreja. O próprio Jesus era um pastor, mas ele não era um líder da igreja.

Pastores são pessoas que cuidam de suas ovelhas. Eles os protegem e os alimentam. Eles são motivados pelo amor. Jesus, o pastor modelo, disse: “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (João 10:11).

O ministério de um pastor é um ministério pessoal. Lemos que Jesus “chama pelo nome às suas ovelhas” (João 10:3). Os pastores devem conhecer suas ovelhas individualmente e pessoalmente, amá-las e cuidar delas..

Um pastor em cada igreja não é suficiente. Algumas pessoas terão um forte ministério de pastor e cuidarão de muitas ovelhas. Outros terão um ministério pastoral menor e talvez cuidem de apenas dois ou três novos crentes.

Após sua ressurreição, Jesus deu especialmente um ministério de pastoreio a Pedro. Suas palavras de despedida para ele foram “Apascenta as minhas ovelhas” (João 21:17).

Professores

Nicodemos veio a Jesus e disse: “Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele” (João 3:2) Jesus era um professor, mas ele não era um professor da Bíblia. Jesus não precisou ensinar as escrituras porque seus seguidores já as conheciam. Eles ouviram as escrituras lerem todos os sábados na sinagoga. Jesus explicou as escrituras. Ele abriu o significado oculto deles.

Após sua ressurreição, Jesus se juntou a dois discípulos no caminho de Emaús. Lemos: “E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras” (Lucas 24:27). Esses discípulos sabiam tudo sobre Moisés e os profetas, mas eles apenas entendiam o significado literal das Escrituras. Eles não tinham idéia de que essas escrituras apontavam para Jesus. Muitas pessoas hoje em dia estão na mesma posição. Eles conhecem bem a Bíblia, mas apenas entendem seu significado literal.

Além de Jesus, Paulo foi o melhor professor do Novo Testamento. Antes de Paulo encontrar Jesus no caminho de Damasco, ele passou muito tempo estudando as Escrituras (o Antigo Testamento). Ele conhecia essas Escrituras muito bem, mas ele apenas entendia o significado literal delas. Após sua conversão, ele não foi a Pedro, como poderíamos esperar, para aprender sobre as Escrituras; ao contrário, ele foi a Deus. Deus deu a ele um entendimento completamente novo das Escrituras do Antigo Testamento. Paulo recebeu revelação através do Espírito Santo. Isso não aconteceu da noite para o dia, mas levou vários anos. Depois disso, ele foi capaz de escrever cartas aos romanos e a outros, compartilhando a revelação que Deus havia lhe dado. Paulo foi um presente de Jesus para a igreja.

Precisamos de professores que tenham recebido pessoalmente revelação e entendimento de Deus.

Profetas

Os profetas são o único dos cinco ministérios que ocorre no Antigo Testamento. Do começo ao fim do Antigo Testamento, encontramos profetas. O primeiro foi Enoque e o último foi Malaquias. Por mais de 2000 anos, Deus falou ao seu povo através desses profetas.

Deus falou com esses profetas de duas maneiras principais.

Primeiro, Deus falou com eles com palavras. Lemos mais de 100 vezes: "a palavra do Senhor veio a Isaías", "a palavra do Senhor veio a Jeremias" etc. Ele deu a eles mensagens que eles então falaram com seus pessoas.

Segundo, Deus falou aos profetas em visões. Ezequiel, Daniel e Zacarias todos tiveram muitas visões.

Um profeta é alguém que ouve de Deus e depois passa uma mensagem ao povo.

Nos tempos do Antigo Testamento, os profetas eram pessoas muito especiais. Eles foram as poucas pessoas que foram capazes de ouvir a voz de Deus e trazer mensagens dele para o povo. Mas no Novo Testamento, no dia de Pentecostes, aconteceu uma coisa maravilhosa. Deus derramou seu espírito sobre toda a carne, não apenas sobre algumas pessoas especiais, mas sobre todos que creram.

Pedro citou estas palavras do profeta Joel: “E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos; E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e sobre as minhas servas naqueles dias, e profetizarão (Atos 2:17,18).

Na Antiga Aliança, Deus falou ao seu povo (os judeus) por meio de profetas. Na Nova Aliança, ele fala direta e pessoalmente a cada crente. Quem acredita, jovem ou velho, homem ou mulher, educado ou analfabeto, pode receber palavras e visões de Deus.

Isso significa que todo crente é um profeta? Não! A maioria das pessoas recebe mensagens simples de Deus principalmente para si. Algumas pessoas receberão mensagens mais poderosas e importantes e as levarão a muitas outras. Essas pessoas serão profetas.

Os profetas trarão mensagens de encorajamento ou correção, talvez apenas para sua igreja, talvez para sua área, talvez para todos os crentes em seu país.

Os profetas também podem trazer mensagens sobre o futuro. Deus conhece o futuro, mas nós não. Ele é capaz de falar com seus profetas e dizer a eles o que eles precisam saber. Eles podem avisar seu povo para prepará-lo para o que está por vir.

Apóstolos

A palavra em português apóstolo vem diretamente da palavra grega ἀποστολος (apostolos), que significa alguém que foi enviado. A palavra missionário originalmente tinha um significado semelhante.

Após sua ressurreição, Jesus apareceu a seus discípulos e disse: “Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.” E quando ele disse isso, respirou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo” (João 20:21,22).

Deus Pai enviou Jesus a este mundo. Todos os quatro evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João, bem como o livro de Atos, contêm instruções de Jesus aos apóstolos para irem ao mundo inteiro para ensinar, pregar e fazer discípulos..

Os apóstolos são os mais importantes dos cinco ministérios. Eles são frequentemente enviados para lugares onde ninguém sequer ouviu o nome de Jesus. Eles também exercerão outros ministérios. Obviamente eles também devem ser evangelistas. Eles devem ser capazes de pregar o evangelho a pessoas que nada sabem sobre Jesus.

Paulo escreveu aos coríntios sobre os sinais de um apóstolo: “Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas” (2Cor 12:12) O próprio Paulo tinha um ministério poderoso. Ele viu pessoas curadas e libertadas de espíritos malignos e viu milagres. Ele provavelmente usou todos os nove dons do Espírito Santo. Por ter experimentado esses dons, ele poderia escrever sobre eles. Esse tipo de poder é necessário para o ministério de um apóstolo.

Paulo era apóstolo e, obviamente, também professor e evangelista. Provavelmente ele também era um profeta e talvez um pastor.

Pedro era um apóstolo e um poderoso evangelista. Quando ele pregou no dia de Pentecostes, 3000 pessoas creram (Atos 2:41). Ele também era claramente um pastor. Quase as últimas palavras de Jesus para ele foram: “Apascenta as minhas ovelhas” (João 21:17).

O trabalho de um apóstolo é estabelecer igrejas.

Ministérios Falsos

Além dos verdadeiros ministérios, a Bíblia fala claramente sobre falsos ministérios.

Os falsos apóstolos imitam os verdadeiros apóstolos.

Os falsos profetas imitam os verdadeiros profetas.

Os falsos professores imitam os verdadeiros professores.

Os pastores falsos imitam os verdadeiros pastores.

Novos crentes são muito vulneráveis. Bebês humanos colocam qualquer coisa na boca. Eles não conseguem distinguir boa comida de comida ruim. Eles nem sabem o que é comida e o que não é. Novos crentes são semelhantes. Eles não podem distinguir alimento espiritual de veneno espiritual.

Como podemos proteger novos crentes de falsos ministérios? A resposta são verdadeiros ministérios. Os verdadeiros ministérios protegem os jovens dos falsos ministérios.

Paulo explicou isso aos efésios. Vejamos novamente o que ele escreveu: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente” (Ef 4:11-14).

Os profetas têm o dom de discernir os espíritos. Os verdadeiros profetas podem reconhecer falsos profetas. Mesmo que os falsos profetas estejam citando muitas escrituras, os verdadeiros profetas saberão em seus corações que um falso profeta não é de Deus.

Os professores verdadeiros reconhecerão os professores falsos. Os verdadeiros professores entenderão o verdadeiro significado das Escrituras e reconhecerão a interpretação errada. Eles serão capazes de explicar por que e como o falso ensino está errado.

Os pastores vão querer proteger e alimentar suas ovelhas. Falsos professores são lobos em pele de cordeiro. Bons pastores protegerão suas ovelhas e afastarão os lobos. Eles querem que suas ovelhas tenham um bom alimento nutritivo, o que as levará à maturidade.

Profetas, professores e pastores devem trabalhar juntos para amadurecer os jovens crentes. Então eles estarão a salvo de muitos falsos profetas, professores e pastores que querem desviá-los.

Conclusão

Toda igreja precisa de profetas, pastores, professores e evangelistas. A igreja mais ampla também precisa de apóstolos. Sem esses ministérios, jovens e novos crentes não chegarão à maturidade. Eles permanecerão como crianças espirituais ou até bebês. Eles também serão presas fáceis para lobos espirituais.

Profetas, pastores e professores são como pais que alimentam, vestem e educam seus filhos e os levam pelas fases da infância até se tornarem adultos. Eles também os protegem de muitos perigos que podem estar em seu caminho. Evangelistas são como parteiras que ajudam bebês a vir ao mundo.

Esses ministérios são presentes de Jesus para a igreja. Devemos orar e pedir a Deus que os dê para nós.

Também devemos reconhecer os ministérios que ele já nos deu. Devemos reconhecer esses ministérios em nós mesmos e devemos reconhecê-los nos outros.

Talvez você seja um evangelista. Você deve reconhecer e desenvolver seu ministério, e outros devem reconhecê-lo. Você deve procurar dons de cura que sejam uma evidência para os incrédulos de que sua mensagem é verdadeira.

Talvez você seja um professor. Então você deve esperar em Deus e buscar revelação dele. Ir ao Colégio Bíblico e aprender com o homem é bom, mas não é suficiente. Você deve ser ensinado pelo Espírito Santo. Outros devem reconhecer seu dom e dar a você a oportunidade de ensinar.

Talvez você seja um pastor. Você também deve ser fiel no ministério que Deus lhe deu. Você deve entender e obedecer à ordem que Jesus deu a Pedro, “Alimente minhas ovelhas” (João 21:17).

Talvez Deus esteja lhe dando um ministério profético. Você deve aprender a ouvir a voz de Deus e levar suas mensagens ao seu povo.

Talvez você tenha vários desses ministérios. Talvez até Deus tenha te chamado para ser apóstolo. Você deve ser fiel ao seu chamado.

Quando todos esses cinco ministérios estiverem funcionando corretamente em nossas igrejas, novos crentes chegarão à fé em Jesus e nascerão de novo. Eles passarão com segurança pelos estágios da infância espiritual, infância e adolescência até se tornarem espiritualmente maduros e fortes membros adultos do corpo de Cristo.